Maverick Vinãles foi o homem mais rápido na qualificação em Mugello. O piloto Yamaha assegurou a primeira posição do grid, mesmo admitindo que a mota precisa de trabalho e que há ainda margem para melhorar. É a 3ª pole do espanhol e sempre que saiu da pole este ano, venceu a corrida.
Em segundo lugar o homem da casa… Rossi tem tido alguns azares ultimamente, e depois do acidente de motocross que o levou ao hospital, teve uma queda na FP4 que lhe retirou alguma confiança. Mas “Vale” conseguiu readquirir o ritmo competitivo que o caracteriza e foi o segundo mais rápido à frente de Dovizioso. O piloto Ducati estava satisfeito com a sua prestação e com a sua máquina. Na ultima sessão de treinos rodou com pneus usados e conseguiu fazer tempo equivalentes aos homens da frente com borrachas novas e por isso está optimista para a prova de amanhã.
Em 4º lugar ficou Michele Pirro, seguido de Pedrosa, Marquez (que na sua ultima volta foi atrasado por Zarco), Lorenzo, Bautista, Petrucci, Rabat, Zarco e Aleix Espargaró.
Fábio Mendes