Andrea Dovizioso venceu o GP de Itália que se realizou no circuito de Mugello. Corrida com um inicio de loucos onde as trocas constantes de liderança imperou. O italiano da Ducati fez uma excelente prova, e liderou a segunda metade da corrida, onde o ritmo imposto e a consistência que colocou levaram-no a bom porto.
Na segunda posição ficou o líder do campeonato Maverick Viñales. Não foi uma corrida fácil para o recruta da Yamaha. Após ter liderado a primeira metade, foi ultrapassado por Dovizioso, sem conseguir seguir na roda do italiano. Já na parte final esteve em luta pela segunda posição com Petrucci, onde conseguiu levar a melhor sobre o homem da Pramac.
Danilo Petrucci, que esteve irrepreensível ao longo das 23 voltas ao traçado de Mugello, terminou na posição mais baixa do pódio. O homem da Pramac Racing foi galgando posições, até que a pouco mais de 10 voltas para o término da corrida atacou Valentino Rossi e entrou numa luta acesa com Maverick Vinãles pelo segundo posto, onde não levou a melhor.
Valentino Rossi que foi um dos grandes animadores no inicio da corrida em Mugello terminou na quarta posição seguido de um fantástico Álvaro Bautista que levaria a melhor sobre Marc Márquez e terminava na quinta posição. O espanhol da Honda foi o melhor piloto da marca nipónica, mas bem cedo se percebeu que não tinha andamento para lutar pela vitoria, e teve que se contentar com o sexto lugar.
Na sétima posição ficou o francês Zarco da Yamaha Monster Tech3. Jorge Lorenzo que ainda “sonhou” com um dos lugares no pódio numa fase inicial da prova, foi perdendo posições ao longo da corrida e acabou por terminar na oitava posição à frente do seu companheiro de equipa Michele Pirro. Andrea Iannone fechou o TOP 10.
Quanto à classificação do Mundial, Maverick Viñales continua na liderança seguido de Andrea Dovizioso, que após a vitoria de hoje subiu à segunda posição do mundial. Valentino Rossi continua na terceira posição.
Ricardo Fontelas