Tem sido um fim de semana movimentado em Salzburgring. A 5ª ronda do campeonato internacional assentou arraiais na Áustria e alguns pilotos tem tido bastantes problemas. Tassi teve um grande acidente mas teve direito a um carro de substituição, mas o seguro de Ficza não é tão bom e foi obrigado a desistir do fim de semana pois os estragos no seu Leon (também devido a acidente) não eram reparáveis a tempo. Este fim de semana temos também a estreia de Dan Lloyd pela Craft Bamboo, ocupando o lugar de Hugo Valente e de Demoustier que vem agora espalhar a sua “magia” no TCR ao volante de um Astra.
Q1 –
A primeira sessão de qualificação teve Kajaia como o homem mais rápido…até a sua penalização. O piloto do Alfa Romeo esperou até aos últimos segundos da Q1 para colocar o melhor tempo na tabela, cujo líder era Colciago, no entanto o tempo foi anulado, pois Kajaia melhorou o seu registo quando havia bandeiras amarelas em pista o que o relegou para 14º e consequentemente fora da Q2. Assim foi Colciago o homem mais rápido, seguido de Lloyd e Tassi.
Huff teve problemas com o seu motor mas conseguiu o 8º posto, seguindo então para a Q2, ao contrário de Vernay que ficou fora do top 12, uma das surpresas da sessão.
Q2
A Q2, que definia o top 10 para as duas corridas de amanhã, começava com Borkovic a mostrar serviço e a fazer o primeiro tempo, que pouco depois foi melhorado por Homola. Os pilotos digladiavam-se pelos melhores lugares na pista, mas era Borkovic que voltava a fazer o melhor tempo e, tal como da primeira vez, Homola destronou o sérvio e voltou a subir a fasquia para a concorrência, que não teve resposta para o piloto do Opel Astra. Oriola era o 3º mais rápido e Tassi ainda mostrou que poderia discutir as primeiras posições mais sem sucesso. O seu colega de equipa conseguiu a pole para a segunda corrida, numa jogada estratégica bem executada pois o italiano terá de cumprir uma penalização na corrida 1 e assim poderá usufruir da primeira posição no grid na corrida 2.
Comini era um homem pouco satisfeito com o desfecho e não ganhou para o susto, quando viu o Alfa de Borkovic no meio da pista em velocidade de passeio. Os reflexos e o talento do italiano evitaram o pior mas Borkovic esteve mal e deveria ter tido mais cuidado uma vez que as bandeiras azuis estavam a ser mostradas. Morbidelli foi 9º e tem motivos para ficar satisfeito. A equipa tem demorado a encontrar a melhor afinação para o Golf mas a primeira linha para a corrida dois poderá proporcionar boas oportunidades para o piloto.
Amanhã teremos as duas corridas com a primeira a estar marcada para as 11h50, com tranmissão no canal Youtube do TCR.
Vídeo da qualificação aqui:
Videos da sessões de treino:
Fábio Mendes