WRC – Rali da Sardenha: Tanak é líder e pode sorrir amanhã

Final do 3º dia de prova no Rali da Sardenha e é Tanak o senhor que lidera a prova. Mais um dia de muitas reviravoltas e muitas surpresas, em que os homens da Hyundai esperariam ter sob controlo mas que na realidade ficou longe disso.

 

A primeira especial do dia via Paddon fazer o melhor tempo, entrando ao ataque e mostrando que estava na liderança para ficar. Latvala foi 2º e Tanak 3º, com Neuville (aquele que considerávamos favorito para este dia) a ficar apenas em 5º e Ogier 8º!

Neuville tratou de responder na SS11 e ganhou 4 segundos a Paddon, que se mantinha líder, seguido na geral por Neuville e Tanak.  Latvala segurava o andamento e Ogier melhorava ligeiramente.

Tanak começou a aumentar o ritmo na SS12, a mesma em que vimos Neuville cair para a 4ª posição, com problemas nos travões do seu I20. Ogier era apenas 17º com um furo, que o fez perder muito tempo e o atirou para 7º lugar, já longe da discussão pela vitória. Paddon era 1º, agora acompanhado de perto por Tanak e Latvala a fechar o top 3.

 

Mas hoje não era dia de Hyundai e Paddon borrou a pintura na SS13, onde cometeu um erro que danificou a traseira do carro e a suspensão traseira direita, acabando assim o rali para o neozelandês. Tanak, que tinha sido o mais rápido da especial, herdava assim a liderança da prova.

Tanak voltou a vencer na SS14 e aumentava a margem de vantagem para 20 segundos em relação a Latvala que estava confortável na segunda posição, com 1 minuto de vantagem para Neuville. Lappi foi o último nome em destaque neste dia, vencendo a SS15, consolidando o seu 4º lugar na geral. Tanak acabou o dia com 24 segundos de vantagem para Latvala e Neuville em 3º e se tudo correr normalmente terá de se contentar com o último lugar do pódio.

Destaques para Tanak, que continua a evidenciar uma evolução tremenda em relação ao passado. Poucos erros e a velocidade que sempre o caracterizou. Tem uma oportunidade de ouro e se a aproveitar, terá motivos para sorrir amanhã. Latvala está bem, com um ritmo regular. Não venceu uma especial ainda, mas tem pautado o andamento pela regularidade e graças a isso está em óptimas condições para levar muitos pontos para casa. Neuville terá sido o grande azarado do dia. Tirando a perda de tempo aquando dos problemas nos travões, o belga manteve-se sempre nos lugares cimeiros e merecia estar a lutar pela vitória. Lappi também está a fazer uma prova bem interessante e está a mostrar que merece um lugar a tempo inteiro no WRC.

Pela negativa temos Ogier que está em 7º a mais de 3 minutos da frente do pelotão e pelos vistos resignado. A Citroen conta apenas com Mikkelsen, que não está para se meter em aventuras, preferindo levar a máquina intacta para casa do que arriscar em demasia sem conhecer a nova montada. Paddon também merece nota negativa pois liderava e tinha condições para levar a luta até ao fim, mas erros daqueles pagam-se caro.

 

Em WRC2 Kopecky é líder com mais de 1 minuto e meio de vantagem sobre Veiby, sem grande história para contar.

 

Amanhã correm-se as últimas 4 especiais do dia. Tanak parece em excelentes condições mas Latvala vai aproveitar qualquer deslize.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.