F1 – GP do Canadá: Destaques

Depois das emoções da corrida analisamos brevemente os actores principais deste final de tarde:

 

Hamilton – Um destaque com pouco para dizer. O britânico teve um fim de semana perfeito. Uma volta de qualificação assombrosa, uma largada perfeita e um ritmo fora do alcance de quase todos. Geriu a corrida sem falhas e somou uma vitória valiosa para as contas do campeonato.

Force India – Será que a Force India fez mal em não insistir com Perez para deixar passar Ocon? Provavelmente. Mas é também verdade que não existiam garantias que o francês conseguiria passar o Red Bull e as trocas provocariam perdas de tempo que podiam beneficiar a Ferrari.  Perez tentou até ao fim a ultrapassagem mas Ricciardo nunca falhou. Mas a prestação da Force India merece destaque. Aliás  a época da equipa merece um enorme destaque. Está confortavelmente em 4º e começam a incomodar a Red Bull. Aos poucos vão se aproximando do objectivo muito ambicioso definido no inicio da época, o 3º lugar (que será difícil de atingir). Destaque também para Ocon… Perez é excelente e já sabíamos mas Ocon está a encher as medidas. A sua compostura no final da corrida merece ser realçada e a forma como tem evoluído também. Não há como não gostar da Force. Uma equipa que faz muito com pouco.

Vettel – O homem do dia. Levou um toque de Verstappen que danificou a asa dianteira, logo na primeira curva. Parou mais cedo, acabando na ultima posição e recuperou de forma brilhante até ao 4º. O pódio esteve mesmo perto mas faltaram 2 voltas para tentar incomodar Ricciardo. O alemão fez uma excelente exibição e os pontos conquistados hoje podem valer muito mais à frente no campeonato. É provável que Vettel esteja na melhor forma desde o último campeonato ganho pela Red Bull.

Raikkonen – Mais uma corrida em que a sorte não esteve do seu lado. Podia ter pressionado os Force India no final mas faltaram-lhe os travões e acabou ali a sua tarde. Uma falha que até veio dar jeito a Vettel. Mas o finlandês está a ter uma época complicada de gerir.

 

Alonso – O prémio de homem mais paciente do grid está entregue. Qualquer um teria acabado aos pontapés ao carro. O chassis é de topo e nota-se nas secções sinuosas que a McLaren tem um carro para lutar pelas vitórias… caso tivesse um motor minimamente decente. Os boatos são que a equipa está em conversações com a Mercedes para um possivel regresso dos motores germânicos à equipa. O nível da Honda está muito longe do mínimo que se exige na F1 e o divórcio é agora eminente. E a McLaren não se pode dar ao luxo de deixar sair Alonso nesta forma. O espanhol tem tudo para ser campeão. Um chassis como o Mclaren e um motor competitivo e tínhamos o espanhol na luta.

Hulkenberg –  Mais uma vez nos pontos, o alemão continua a justificar a aposta e a equipa está agora mais perto da Williams. O mais certo é que Hulk vá ter um novo colega em 2018 pois Palmer voltou a falhar os pontos e os rumores são cada vez maiores. Agora até Kubica testou um F1 e há quem diga que está a ser equacionado. Seria uma excelente notícia pois somos fãs do polaco, mas duvidamos que consiga ter condições para voltar a ser competitivo.

 

Stroll – Em casa, fez o melhor resultado e a melhor exibição do ano. Finalmente nos pontos, mas acima disso uma mão cheia de ultrapassagens bem medidas e uma boa gestão de momentos mais complicados. Finalmente vimos Stroll a ser piloto de F1.

Ricciado – continua a aproveitar os erros dos outros e a amealhar pontos. Estamos ansioso por ver chegar o dia em que o australiano vá ter um carro que lhe permita lutar pelo titulo. Temos a certeza que não vai desiludir. Por falar em desilusão Verstappen teve um arranque fenomenal mas o carro deixou-o ficar mal. Que grande dupla esta.

Próxima paragem, Baku nos dias 23, 24 e 25, provas que não poderemos acompanhar devido ao acompanhamento do Circuito Internacional de Vila Real.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.