CNM – Suspensão da FPAK força Luis Nunes a terminar temporada desportiva

Quando deveríamos estar a comunicar a presença de Luis Nunes, piloto Veloso Motorsport, em mais uma etapa do Campeonato Nacional de Montanha que irá ter lugar no próximo fim de semana, somos infelizmente obrigados a comunicar a ausência do piloto na Rampa de Santa Marta e no que resta da temporada de 2017, por motivos de uma suspensão imposta pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Esta situação surge na sequência de um processo disciplinar despoletado na Rampa da Serra da Estrela/Covilhã, em Maio de 2016 e do qual apenas agora, mais de um ano depois, foi conhecido o seu veredicto.

Luis Nunes - Rampa Penha - Veloso Motorsport
foto: GTi

Para ajudar na clarificação deste processo, entendemos também, em associação com o Luis Nunes fazer uma pequena exposição, que não tenciona de forma alguma ilibar o piloto das suas responsabilidades e compromissos enquanto desportista, mas sim para que o público em geral e em particular os participantes do Campeonato Nacional de Montanha, conheçam melhor o que se passou de facto.

O despoletar deste processo disciplinar, ficou a dever-se a um controlo Anti-Doping realizado por ocasião do evento Rampa Serra da Estrela 2016, cujo resultado foi positivo devido a medicação tomada pelo piloto por prescrição médica. Nessa altura e de imediato foram transmitidas à ADOP e FPAK, informações relativas à medicação em questão, tendo sido dado um aval positivo para a sua utilização e autorizada a continuidade de participação nas provas.

No entanto, agora, após o final do processo disciplinar em curso, foi comunicada e tornada pública esta sanção aplicada pelo conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Com esta exposição pretende-se acima de tudo expor a verdade dos factos acontecidos, assim como reforçar a honestidade e transparência do piloto em todo este processo e nas suas participações desportivas, algo que foi também claramente comprovado e demonstrado junto do Conselho de Disciplina da FPAK.

Luis Nunes, – que assume na plenitude os seus actos -, confessa-se, no entanto, verdadeiramente lesado e desapontado com a enorme morosidade deste processo, do qual foi agora conhecida a sua sentença, bastante injusta e inadequada, na sua opinião:

Mantive em todo este processo, uma postura de diálogo permanente com a entidade federativa, para que pudesse demonstrar a minha honestidade e inocência, tornando claro que os acontecimentos registados, foram fruto de claro lapso humano, algo que sempre pareceu ser positivamente entendido pela FPAK e me levou a continuar a participar e investir nas provas em 2016 e 2017.

No entanto e para grande surpresa minha, contrariamente a comunicações que tenho em minha posse e que apontavam apenas para uma pena de suspensão de 2 meses, fui condenado com uma pena estranhamente elevada e muito penalizadora, quer desportivamente, quer em termos de imagem que preservo.

Nesta hora, quero essencialmente demonstrar o meu apreço e reconhecimento a todos aqueles que sabem que este não passará de um episódio infeliz, e em particular aos meus patrocinadores que estiveram comigo nestas duas temporadas, para os quais ficaram as minhas vitórias, sem qualquer tipo de ilegalidade. Quero transmitir que tudo farei para voltar a competir com a minha habitual competitividade e honestidade, alcançando vitórias e dedicando-as a todos aqueles que continuarão de certeza a estar comigo.”

Da parte da equipa Veloso Motorsport, para quem estes factos eram conhecidos e que desde o primeiro momento acompanhou toda a evolução deste processo, queremos neste momento reiterar e manifestar a nossa compreensão e reforçar o reconhecimento da honestidade e bom comportamento ético e desportivo do piloto Luis Nunes no decorrer destas 2 épocas, tal como sempre o demonstrou ao longo de toda a sua carreira.

Esperarmos também que este caso sirva de alerta para todos os pilotos, no sentido de tomarem as devidas precauções em situações semelhantes, alertando de imediato as entidades competentes, para a necessidade de tomarem medicação prescrita por profissionais de saúde.

Texto | Veloso Motorsport
Foto | Pedro Ferreira
Anúncios

Um pensamento sobre “CNM – Suspensão da FPAK força Luis Nunes a terminar temporada desportiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s