Uma das alterações ao normal funcionamento de uma corrida do WTCC foi a Joker Lap estreada no Circuito Internacional de Vila Real. Muitos estavam apreensivos quanto a esta mudança, inclusive alguns de nós. A questão do espectáculo e da segurança eram os principais motivos que levantam as nossas dúvidas.
Sabemos que foi extremamente difícil colocar em acção o formato da Joker Lap em Vila Real. Houve alterações de última hora para que tudo ocorresse com enorme segurança. Os pilotos precisaram de mais 15 minutos para se ambientarem a alterações de última hora, colocadas pela FIA depois de ouvidos os pilotos e as equipas.
Depois de vermos em acção os carros do Mundial na Joker Lap, já não temos razões desacreditar este formato no WTCC. Os pilotos sentem o mesmo. Aliás, Tiago Monteiro afirmou que se não fosse a Joker Lap em Vila Real, possivelmente não teria conseguido subir ao pódio na Corrida de Abertura.
A questão táctica esteve em jogo, as equipas tiveram algum peso, mas mesmo assim, a opinião dos pilotos e dos engenheiros nem sempre estiveram de acordo. Norbert Michelisz foi um deles.Tudo faz parte do jogo e a Joker Lap agora fica no pensamento de todos os que a colocaram em acção. A chuva que chegou a não cair, também. Vila Real entra novamente na história, por receber um evento de enorme sucesso, em que a paixão dos fãs é inquestionável e permite imagens inesquecíveis, e por ter recebido a primeira Joker Lap numa prova de velocidade.
O mais importante é o Tiago Monteiro sai de Vila Real novamente líder.
Pedro Mendes
Um pensamento sobre “WTCC – Joker Lap foi um sucesso”