Estrada – Jaguar I-Pace Concept

Com a maior parte das vendas e do lucro gerado pelo o grupo Jaguar/Land Rover a vir dos modelos SUV, fazia sentido que o primeiro projeto de um carro 100% elétrico, fosse também um SUV. Os compradores adoram os SUV e Crossovers destes construtores ingleses, devido à sua presença, com linhas sóbrias, com uns interiores muito bem construídos e pelas capacidades de andar fora de estrada com enorme facilidade, que os modelos da Land Rover possuem.

Mas devido aos enormes problemas que o diesel atravessa atualmente e com o agravar desses problemas, os ingleses começaram também eles a pensar no futuro. Ainda para mais, com o enorme lucro que o grupo tem a vir diretamente dos SUV movidos a motores diesel, motores esses que vão começar a ter problemas em conseguir passar nos novos testes de emissões que estão a começar a entrar em vigor e que vão ser mais realistas e mais severos do que os realizados até agora.

Por isso mesmo, para evitar uma baixa nas vendas e nos lucros, a Jaguar apresentou o seu primeiro automóvel 100% elétrico de sempre, com o I-Pace Concept. Um SUV com um design muito bonito, com linhas agressivas, futuristas e cheio de inovações tecnológicas.

Um carro que já vai estar disponível no mercado no próximo ano. Aliás, a marca inglesa revelou que já recebeu um sinal de 350 pessoas, para serem as primeiras a receber este novo modelo no segundo semestre de 2018. A Jaguar construiu um concept muito bom e que segundo a própria marca, o modelo de produção irá ser 90% igual ao I-Pace Concept. Este modelo irá fazer parte do boom que vai acontecer no mercado automóvel, desde dos fins deste ano até ao ano de 2024, onde irão aparecer carros elétricos e híbridos de todas as marcas e em todos os segmentos do mercado.

Este novo I-Pace tem apenas um custo de produção superior em 10-15%, relativamente a um F-Pace com motor de combustão. Vai ser um dos principais concorrentes aos futuros SUV, Audi Q8 e-tron e Mercedes-Benz EQC e ao já presente no mercado Tesla Model X.

Passando agora ao motor que vai animar este Jaguar, será provavelmente um motor com 400cv de potência. Com 200cv no eixo dianteiro e os 200cv no eixo traseiro. Com um binário instantâneo de 700nm, este I-Pace fará segundo a marca os 0-100km/h em apenas 4s. Na ligação entre os motores e as rodas, estará uma caixa CVT. Terá umas baterias de iões de lítio com 90 kWh que segundo a Jaguar, fará uma autonomia de 500km em ciclo NEDC. Serão precisos apenas 10min ligado a corrente, para se poderem fazer 100km.

Com as baterias arrumadas entre os dois eixos, isso fará reduzir o centro de gravidade. A Jaguar afirma que “o I-Pace será uma referência no comportamento dinâmico neste segmento dos SUV elétricos, como no segmento dos SUV com motores de combustão”. Ou seja a marca inglesa aposta forte neste modelo e garante que será um dos melhores produtos do mercado. A Jaguar quer que os donos de um I-Pace sintam desejo pelo o seu automóvel, que tenham um carro divertido de guiar, funcional e prático. O interior será mais espaçoso que num Jaguar F-Pace por não haver o túnel da transmissão, com materiais de elevada qualidade e com todos as funções do carro a serem controladas por ecrãs táteis.

aerodynamically20stunning_tcm76-310372_desktop_910x600

Teremos que esperar mais uns meses para saber quanto vai custar, mas estas primeiras impressões impressionam mesmo muito e parece ir ser mais um modelo que tem todo garantido para vender bem e garantir que o grupo Jaguar/Land Rover, propriedade dos indianos da Tata, continue a faturar e a ter lucro como nunca aconteceu quando pertenciam ao grupo da Ford.

striking20and20sophisticated_4_tcm76-310925_desktop_1366x769

P.S – Se pretender adquirir um I-Pace, pode no site da Jaguar Portugal, preencher um formulário e assim garantir o acesso às primeiras unidades deste modelo.

Fonte: Auto Hoje / jaguarportugal.pt

 

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s