CNVT – TCR Ibérico: Ponto de situação

Depois do regresso dos carros de turismo ao Campeonato Nacional de Velocidade em 2016, 2017 trouxe outra novidade para os fãs do automobilismo. O recém-criado TCR Ibérico permitiu fazer um campeonato, juntando máquinas e pilotos de toda a península ibérica, aumentando assim o nível e o nº de carros na grelha.

 

A competição tornou-se mais apetecível para pilotos e equipas e as novidades começaram a surgir para a primeira prova do ano no Estoril. A Vettramotorsport iria ter ao volante do seu Leon, o experiente Manuel Gião e Ricardo Gomes, a Veloso Motorsport apresentava o maior contingente com 3 máquinas em pista: O campeão em título Francisco Mora regressava ao volante do Leon TCR, e a dupla Eduardo e Ricardo Leitão estavam aos comandos do segundo Seat. A 3ª máquina era um novíssimo Audi RS3 LMS, pilotado pelo jovem Rafael Lobato que seria acompanhado por um nome bem conhecido das pistas nacionais… Patrick Cunha.

Outra grande novidade era a presença de um novíssimo Kia Cee´d TCR, fornecido pela STARD e que começa a dar os primeiros passos nas pistas. A CRM Motorsport assumiu o desafio de desenvolver a máquina em solo português e ao volante teria José Pedro Faria e João Batista.

A equipa espanhola Baporo apresentava a dupla Gustavo Moura e Faust Salom e a Team Novadriver mantinha o Golf e a aposta em Francisco Abreu.

A Speedy Motorsport apresentava-se este ano com 2 Leon TCR, mantendo César Machado do ano passado e recebendo Edgar Florindo, que se estreava este ano na categoria máxima nacional, Nuno Batista e o regressado Manuel Pedro Fernandes, que voltava assim ao principal campeonato português, depois de dois anos de excelentes resultados noutras competições.

A espanhola PCR Sport apresentou o seu projecto com os pilotos Francesc Gutiérrez e José Monroy  e a também RC2 Junior team com os pilotos Lluis Llobet e  Max Llobet.

Como isto das corridas não é só para homens, a piloto Amalia Vinyes fazia também parte da lista de inscritos, apoiada pela Baporo.

 

 

A qualificação para as corridas do Estoril mostrou que Francisco Mora estava com o andamento do ano passado mas que Francisco Abreu não iria facilitar a vida ao piloto da Veloso. Abreu fez a pole para a corrida 1 e Mora conquistou o primeiro lugar na qualificação para a corrida 2.

No entanto a estrela da Corrida 1 foi Rafael Lobato. O jovem piloto largou da segunda posição e aproveitou um arranque menos bem conseguido de Abreu, que caiu para 4º. Lobato ainda foi pressionado por Gião, que recuperou muitas posições na largada, mas o Audi depressa começou a ganhar distância para o 2º classificado. Abreu e Mora recuperaram posições ficando em 2º e 3º, respectivamente mas Lobato estava já longe e conseguiu a primeira vitória do ano.

Na corrida 2 Mora não facilitou e conquistou a vitória, seguido de perto por César Machado, que beneficiou de uma afinação mais acertada do Leon da Speedy, que no dia anterior não tinha dado a Manuel Pedro Fernandes hipótese de lutar por mais que o 5º posto. Francisco Abreu fechou o top 3 na primeira jornada do ano.

 

A segunda ronda do TCR Ibérico estava marcada para o traçado de Jarama mas a organização entendeu que o circuito não tinha as condições mínimas para receber a prova e ficou então acordado que a o Autódromo Internacional do Algarve seria o palco escolhido.

Para esta prova tivemos 10 inscritos com as duplas Monroy / Gutiérrez e Llobet/Llobet a não marcarem presença na prova. No entanto havia outra novidade. João Sousa iniciava a sua participação na categoria TCR2, ao volante de um Leon Supercopa, acompanhado de Rita Graça.

Nas qualificações, os homens que estiveram em destaque no Estoril voltaram a ser os mais rápidos, com Francisco Abreu a ficar no topo da tabela de tempos na qualificação 1 e Mora a repetir a pole na corrida 2, tal como aconteceu na ronda anterior.

Na corrida 1 Mora teve um arranque forte e suplantou o detentor da Pole, arrecadando a primeira posição, que nunca mais largou. Francisco Abreu e Manuel Gião fecharam o top3.

Na corrida 2 Mora não facilitou e capitalizou a pole conquistada da melhor forma, vencendo a segunda corrida, segundado por Rafael Lobato, que aproveitou a confusão nas primeira voltas (Nuno Batista e Francisco Abreu envolveram-se num acidente) para voltar a subir ao pódio, com João Carvalho a ficar com a 3ª posição.

 

O grande destaque deste início de época tem sido Francisco Mora. O piloto da Veloso continua a imprimir um andamento fortíssimo e é novamente candidato ao título, embora Francisco Abreu esteja a mostrar capacidade para acompanhar Mora. Gião merece nota de destaque pela sua regularidade, facto a que não deverá ser alheia a sua experiência e Rafael Lobato é também um nome a ter em conta com uma vitória e um segundo lugar em duas corridas, mostrando novamente muita qualidade. O piloto está se a adaptar muito bem ao Audi e tem conseguido bons resultados, ao contrário do seu colega Patrick Cunha, que ainda procura adaptar-se à nova realidade, ele que estava habituado a pilotar outras máquinas.

Os homens da Speedy estão a ter um início difícil. Os resultados no Estoril não foram os melhores mas a corrida 2 trouxe motivos de alento. Em Portimão as coisas não correram bem, os resultados não foram os esperados e a equipa parece estar a ter dificuldades em encontrar a afinação certa. César Machado conseguiu o melhor resultado até agora, mas não se pode descurar a qualidade dos outros pilotos. Fernandes e Batista são pilotos experientes e Florindo está a adaptar-se a uma nova realidade, mas as indicações que deu nos Legends com certeza voltarão a surgir.

A CRM Motorsport está a ter as dificuldades típicas de um projecto novo. O carro tem ainda muito que evoluir e embora em Portimão tenham conseguido o segundo lugar na primeira qualificação, um problema no acelerador acabou prematuramente com o fim-de-semana. Mas para já a nova máquina parece começar a dar boas indicações.

 

 

Para o fim-de-semana de Vila Real esperam-se lutas renhidas e como é habitual num traçado citadino, muita incerteza no resultado final.

 

 

Fábio Mendes

 

Chicane Motores / Purple Profile – New Media Agency

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s