Michelisz ameaçou a 3ª pole seguida mas foi Catsburg que tratou de evitar um feito inédito no WTCC. O piloto da Volvo foi o mais forte este Sábado e amanhã ataca a liderança de Monteiro.
A primeira sessão de treino foi encurtada e teve apenas 17 minutos , com o nevoeiro a atrapalhar as operações. Michelisz foi o mais rápido da sessão e na segunda sessão de treinos foi Catsburg a fazer o melhor tempo. Szabo faz este fim de semana a sua estreia no WTCC, depois de ter vencido a última corrida do ETCC em Vila Real, mas não teve vida fácil no início deste fim de semana com um par de saídas de pista e problemas técnicos no seu Civic.
Michigami foi penalizado por troca de motores e começará a corrida de abertura da última posição amanhã. Monteiro esteve sempre no top 3 nos treinos e mostrava andamento suficiente para um bom resultado este fim de semana.
Q1
Guerrieri começava bem a sessão, com o tempo mais rápido, seguido de Catsburg e Girolami. Os Honda não começaram a colocar tempos competitivos desde início e para Michigami a sessão começou a azedar rapidamente com os problemas de motor a manterem-se.
Na primeira volta a sério dos Honda, Michelisz foi o mais rápido e Bjork foi o piloto que mais perto esteve de lhe retirar a posição, na sua segunda tentativa. O “Chevy” de Coronel parecia competitivo no traçado argentino, depois do acidente em Vila Real que resultou em muitos danos para o carro do holandês. Guerrieri estava apostado em mostrar serviço e voltava a fazer a volta mais rápida, para ser logo de seguida destronado por Monteiro na sua primeira tentativa. A qualificação estava animada e Catsburg baixou ainda mais a marca de Monteiro e arrecadava a primeira posição, enquanto Huff estava na “corda bamba” com dificuldades em mostrar o andamento esperado e Michigami tentava um lugar na Q2 depois das reparações no seu Civic.
No final, a grande surpresa era Huff que ficava fora da qualificação, com claros problemas na afinação do carro. Nagy, Szabo e Gleason eram os outros pilotos que acabavam o dia mais cedo. Huff teve problemas com os travões e com isso terá de fazer uma corrida de trás para a frente para manter-se na luta pelo titulo.
Q2
Micheliz começava a 2ª sessão no comando com a melhor volta, seguido de Catsburg e Monteiro, com Guerrieri e Bjork a fechar o top 5. Coronel estava com problemas na roda direita e na sua única tentativa de fazer uma volta lançada apenas conseguiu 11º. Catsburg conseguia o melhor tempo, tirando Michelisz da primeira posição e Ehrlacher conseguia o 10º e consequentemente a pole para a corrida de abertura. Monteiro conseguiu o 4º com problemas no motor e Guerrieri arranjava uma vaga no top5.
Q3
Guerrieri foi o primeiro a ir para a pista mas Monteiro conseguiu um tempo mais competitivo que o argentino. Seguiu-se Bjork que não conseguiu fazer melhor que ambos os adversários ao contrário de Michelisz que roubou a primeira posição ao português. Catsburg foi o último em pista e conseguiu o melhor tempo mesmo com um momento assustador na última curva, conquistando assim a pole.
Na MAC3 como de costume foi a Volvo a levar a melhor sobre a Honda
Amanhã teremos corridas interessantes, com Huff a ter de voltar a mostrar os dotes de piloto para ultrapassar a concorrência, Ehrlacher pode fazer uma graça, se aproveitar bem a sua posição de largada ( o rapaz é mesmo bom piloto) e Monteiro vai ter de ser muito inteligente para se manter na liderança do campeonato. Para seguir ao final do dia.
Fábio Mendes