Estrada – i30 N, a nova “arma” da Coreia

Calma que não vamos falar sobre mísseis ou outras armas, vamos falar sim, sobre a nova “arma” vinda da Coreia do Sul, o Hyundai i30N que tem o objetivo de destronar o Volkswagen Golf GTI do alto do “poleiro” dos desportivos do segmento C e fazer a vida negra ao resto dos concorrentes, como por exemplo o Ford Focus ST ou o Mini Cooper JCW. Mas já lá vamos.

A Hyundai continua a crescer cada vez mais no mercado europeu em todos os segmentos. Cada vez mais os seus produtos tem o conforto, o design, os materiais e a fiabilidade que os europeus apreciam num automóvel e que antes a marca não conseguia oferecer. Para reforçar essa ideia, a marca coreana só no primeiro trimestre de 2017, vendeu 135.074 automóveis, ou seja, uma subida de 6,9% relativamente ao mesmo período do ano de 2016.

Por isso mesmo, depois de estar consolidada em quase todos os segmentos do mercado, a vender bem e com muitos lucros, a Hyundai começa agora a apostar noutras áreas, e a sua primeira escolha foi os desportivos do segmento C. Um segmento com muitos concorrentes e que lá no alto do “pedestal”, se encontra o Golf GTI, como sendo uma referência neste tipo de automóveis há muitos e muitos anos.

Por causa disso, a Hyundai tinha que ir buscar alguém que fosse capaz de tomar as “rédeas” da nova divisão da marca e que soubesse como se faz um bom desportivo. Para isso, o chefe da marca coreana foi até a Alemanha, mais precisamente à divisão M da BMW e com um cheque em branco e com as promessas de total liberdade e que tudo ia ser feito à sua maneira, a Hyundai convenceu Albert Bierman, que era um dos homens fortes da M, a tornar-se o novo “mestre” dos desportivos da marca coreana.

Para quem não conhece este alemão de 58 anos, Albert Bierman foi um dos responsáveis pelo o BMW M3 GTR que fez furor no American Le Mans Series e pelos os novos BMW M3, M5 e M6. Por isso conhecimento e pedigree em carros desportivos, não falta a este senhor. Ao mudar-se para a Hyundai, tornou-se Vice-Presidente Executivo e o responsável pelo o Projeto N, de onde vão sair todos os desportivos da marca a partir de agora.

Como está na moda agora com todos os carros desportivos, a passagem pela pista alemã de Nürburgring Nordschleife, era obrigatória. Por isso mesmo a Hyundai construiu um quartel-general nas imediações da pista, com 3.622 metros quadrados, com 4 pisos, com oficina e centro de desenvolvimento, para que todos os seus modelos N, sejam aqui testados e se tornem verdadeiros desportivos.

E a primeira criação de Albert Bierman e do Projeto N, foi o Hyundai i30 N. O primeiro desportivo do segmento C da marca e que promete ser uma verdadeira ameaça a todos os seus concorrentes. Antes de irmos às especificações técnicas, referir só que este novo carro começou por ser testado nos lagos gelados da Suécia pelo o piloto da marca no WRC, Thierry Neuville, depois fez 480 voltas à pista de Nürburgring, o que equivale a 1.800 km em estrada, sempre a rodar no limite entre 90 a 95% do tempo. Por fim participou na prova das 24 Horas de Nürburgring antes de ser finalizado e apresentado em Düsseldorf na semana passada.

Então o novo Hyundai i30 N vai estar equipado com um motor 2.0 T-GDi com dois níveis de potência. No Pack Standard, este motor terá 250 cv de potência, enquanto que no Pack Performance é capaz de debitar 275 cv. A versão de 250 cv acelera dos 0-100 km/h em 6,4 segundos e a versão de 275 cv demora 6,1 segundos a cumprir a mesma medição (valores oficiais da marca). Ambas as versões terão um binário máximo de 353 Nm entregue às rodas da frente aliado a uma caixa manual de 6 velocidades.

No Pack Performance além dos 25 cv de potência adicionais, a Hyundai acrescenta ainda mais pneus Pireli P-Zero em jantes de 19 polegadas, pinças de travões vermelhas e discos de travões de maiores dimensões, um diferencial autoblocante e um sistema de escape com válvula variável.

O condutor poderá escolher entre cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e N Custom, e todos eles podem ser seleccionados usando botões dedicados no volante. Através destes modos é possível alterar o comportamento do carro, ajustar o mapeamento do motor, a suspensão, o controlo eletrónico de estabilidade (ESC), o diferencial autoblocante, o som de escape, a direção e ainda o ponta-tacão automático.

De salientar que se desligar o ESC, ele estará mesmo 100% desligado e o condutor ficará encarregue de controlar o carro sozinho. Estes modos de condução alteram mesmo as sensações ao volante e não são só para enfeitar, como acontece em alguns automóveis hoje em dia.

Por fora este i30, têm a assinatura N na grelha dianteira e nas pinças dos travões, uma cor azul inspirada na Hyundai Motorsport, uns para-choques dianteiros e traseiros mais agressivos, uma suspensão rebaixada, um spoiler traseiro e as molduras dos faróis em preto. Por dentro será o interior típico do Hyundai i30 “normal”, com alguns detalhes mais desportivos, como por exemplo o volante desportivo e os bancos desportivos com mais apoio lombar para segurar melhor o corpo nas curvas feitas a muita velocidade.

Este Hyundai i30 N chega ao nosso país no mês de Novembro, mas até à data deste texto ainda não têm preços definidos. Pelas primeiras impressões e pela ficha técnica será uma dor de cabeça para todos os outros desportivos deste segmento até à barreira de potência dos 290 cv. A começar pelo o VW Golf GTI que mesmo na versão “Performance” têm menos 20 cv que a versão base do i30 N.

Sabemos bem que só a potência pura não chega para definir um automóvel como sendo desportivo, mas se eu fosse um dos engenheiros da VW responsáveis pelo o desenvolvimento da próxima versão do Golf GTI, a primeira coisa a mudar seria dar mais cavalagem ao carro, para não ficar a ver a nova “arma” dos coreanos a passar por mim na estrada ….

 

Fonte: Razão Automóvel / Auto Foco / Autocar / Netcarshow

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

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