Testes F1 – Os tempos e os novos nomes

Está terminado o primeiro dia de testes no traçado húngaro e foi novamente a Ferrari a ficar na frente da tabela de tempos hoje, com o jovem Charles Leclerc a fazer a melhor marca. O tempo foi marcado já no final da sessão e permitiu ao monegasco ficar à frente de Vandoorne que foi o 2º mais rápido. A manhã da Mclaren pareceu prometedora mas um problema mecânico impediu o carro de rodar durante a maior parte da tarde, tendo no entanto ainda feito algumas voltas na sessão vespertina, melhorando o anterior registo.

Valtteri Bottas, ao serviço da Pirelli, fez o maior numero de voltas enquanto o 2º Mercedes esteve a cargo de George Russel, jovem do programa da Mercedes que foi evoluindo ao longo do dia. Foram  vários os nomes novos na tabela tempos dos quais falaremos mais abaixo. Destaque para o dia pouco produtivo da Red Bull que teve um inicio de sessão complicado com problemas no carro.

 

Amanhã está agendado o segundo dia de testes e o momento mais esperado do fim de semana… Robert Kubica irá pilotar um F1 2017 e sujeitar-se as novas exigências físicas. Se o teste correr bem e os tempos forem competitivos… os boatos vão multiplicar-se.

 

 

Os jovens pilotos:

Vamos apresentar aqui os nomes dos jovens que tomaram parte do teste de hoje

 

 

Charles Leclerc: não está relacionado com a cadeia de hipermercados franceses com anúncios bem duvidosos (pelo menos cá em Portugal). Leclerc é um jovem monegasco com 18 anos, actual campeão do GP3 e piloto da Academia Ferrari desde 2016. O seu currículo já é impressionante, com  um vice-campeonato em Formula 2.0 Alps (2014), 4º lugar na Formula 3 Europeia (2015) ,2º lugar no GP de Macau (2015). Em 2016 passou a ser piloto de testes da Ferrari e da Haas, sagrando-se campeão no GP3, liderando actualmente o campeonato de F2, com 5 vitórias, não tendo terminado ainda fora do top5 as 11 corridas que terminou. Não é por acaso que está na Ferrari.

 

Nikita Mazepin: Russo, 18 anos, não tem ainda um CV de encher a vista. 2014 terá sido o melhor ano do jovem russo, sagrando-se vice campeão no CIK-FIA World Championship – KF, o seu ponto alto nos kartings. Competiu na Formula Renault 2.0 NEC e Eurocup e em 2016 passou para a Formula 3 europeia, tendo também feito umas provas no campeonato britânico. Continua a desenvolver-se no campeonato europeu de Formula 3, acumulando as funções de piloto de testes da Force India. Ainda não apresentou resultados de relevo que justifiquem a aposta.

 

George Russell: britânico, 19 anos e piloto do programa Mercedes para jovens pilotos. Russell começou a dar nas vistas nos campeonatos britânicos de karting e em 2014 deu o salto para os monolugares, competindo no campeonato britânico de F4, que venceu, e na Formula 2.0 Alps. Em 2015 participou na Formula 3 europeia onde conseguiu um 3º lugar final em 2016, no seu segundo ano. Compete agora no GP3 onde é líder do campeonato com 2 vitórias. Outro nome a ter em conta para o futuro.

Nicholas Latifi – canadiano de 22 anos, é piloto de testes da Renault desde 2016. Compete desde 2012 nas categorias mais baixas, tendo passado pela Formula 3 italiana, britânica e europeia, Formula Renault 3.5, GP2 e agora Formula 2. Não apresenta resultados muito significativos sendo este ano o seu melhor até agora com uma vitória e 6 pódios na categoria de entrada da F1.

Santino Ferrucci: Americano, 19 anos é piloto de testes da Haas. Desde 2014 que corre na Europa, com passagens pela Formula 3 germânica britânica e europeia, assim com pelo GP3 e Formula 2 (tendo corrido em ambas as categorias este ano). Não tem ainda resultados de destaque que possam ser escrutinados.

Sean Gelael:  piloto indonésio de 20 anos, tem militado nas categorias de entrada da F1, embora já tenha feito algumas provas de endurance num passado recente. Já correu na Formula 3 europeia e britânica, Formula Renault 3.5 GP2, ALMS, ELMS e WEC. Curiosamente onde tem obtido os melhores resultados tem sido nas categorias de endurance nomeadamente o ALMS e WEC (2015 e 2016). Este ano compete na Formula 2 e é piloto de testes da Toro Rosso.

Gustav Malja: Sueco, 21 anos, piloto de testes da Sauber. Destacou-se no karting sueco. Foi vice campeão no ADAC Formel Masters (2014). Passou pela Formula Renault 2.0, onde conquistou um par de vitórias em 2014 (Formula Renaul 2.0 NEC). Competiu também na Formula Renault 3.5, e no GP2, onde se mantém desde 2015, agora com a denominação Formula 2.

Fábio Mendes

Anúncios

Um pensamento sobre “Testes F1 – Os tempos e os novos nomes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s