Estrada – Grupo chinês revela fragilidades do Tesla Model X em cibersegurança

Quando pensamos na segurança de um automóvel, pensamos nos testes NCAP e na pontuação que o modelo obteve. Como estamos no século XXI, temos de pensar mais amplamente. Como é o nosso carro em termos de cibersegurança? Os hackers andam por aí, tal como o pólen na Primavera ou a chuva no Inverno.

Um grupo chinês de investigadores em cibersegurança entraram no sistema do Model X da Tesla e conseguiram remotamente, abrir as portas, activar os travões, abrir e fechar a mala, tudo isto enquanto ligavam os piscas e o rádio. Esta foi a segunda vez que os senhores d0 Keen Security Lab, do gigante informático Tencent invadiram o sistema de segurança da Tesla. A primeira aconteceu no ano passado e depois de informarem a empresa de Elon Musk das vulnerabilidades do X, a Tesla corrigiu-as num espaço de 15 dias. Aliás, a empresa norte-americana, encoraja este tipo de investigação, para os ajudar a corrigir os potenciais riscos. Em comunicado, a empresa garante que nenhum cliente foi afectado por questões desta natureza.

//www.usatoday.com/videos/embed/104070618/?fullsite=true

Sen Nie, investigador do Keen Security Lab, anunciou que foi enviado malware através do browser do Model X e que depois conseguiram controlar o carro via Wi-Fi e telemóvel. “Informamos a Tesla sobre as vulnerabilidades que encontramos no ano passado e eles corrigiram-nas. Este ano, nossa pesquisa encontrou novas vulnerabilidades e conseguimos reproduzir o mesmo controle remoto do carro”.

Para além da Tesla, Nie disse que muitos dos fabricantes de automóveis não têm nem o conhecimento nem a experiência em cibersegurança, pelo que o seu laboratório é frequentemente consultado para avaliar a conectividade dos vários modelos.

fonte: USA Today

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.