F1 – Porsche não discute para já a entrada no Mundial

Em entrevista ao site Auto Motor und Sport, Michael Steiner, membro do conselho executivo de investigação e  desenvolvimento da Porsche, diz não ter para já nada a afirmar acerca da entrada do construtor alemão em 2021 na F1.

Questionado directamente acerca da possível entrada em 2021, Steiner afirmou “não trabalho assumindo esse compromisso, mas não existe nenhuma declaração a fazer em relação a isso.” O executivo da Porsche justificou a especulação, já antiga, acerca da entrada da marca no campeonato mundial de F1. “Como outros construtores, a convite da FIA participamos nas discussões acerca da futura tecnologia na F1. Até ao momento, a equipa em Weissach [centro de desenvolvimento da Porsche] não trabalha em nenhum motor para a F1, mas trabalha, especificamente a nível de design, num motor de alta performance e alta eficiência. Para já, ainda não decidimos o que faremos com esse motor, ou seja, se o iremos utilizar em produção em série ou no desporto motorizado.”

Acerca da mudança de planos na Porsche, Michael Steiner foi peremptório ao afirmar que a reorganização no desporto motorizado deve-se à tentativa de alinhar este com a estratégia corporativa da marca. Steiner prevê um compromisso entre GT’s convencionais e um aumento do foco no eléctrico. Diz por isso, que é tanto o compromisso com o futuro dos carros eléctricos, que a Porsche decidiu criar de raíz uma equipa na Fórmula E, em vez de comprar uma equipa já estabelecida.

Na entrevista enviada hoje, Steiner diz ainda que os regulamentos do campeonato mundial de carros eléctricos vão ser mais abertos e que o potencial de desenvolvimento dos monolugares é enorme. O alemão dá como exemplo, o “brake-by-wire ou o eixo traseiro com motor eléctrico, que os construtores poderão desenvolver por eles próprios.

Destas afirmações de um alto quadro da Porsche, podemos pensar que o foco principal na marca serão os seus clientes de GT’s no desporto automóvel e a curto prazo, a Fórmula E, que acompanhará a vinda de modelos de estrada eléctricos. Se em 2019 está prevista a entrada da Porsche na Fórmula E, deverá ser também nessa altura que ao alemães nos apresentarão a versão final da Mission E.

 

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.