WRC – Rali da Alemanha: Tanak vence na Alemanha

Ott Tanak foi o vencedor do rali da Alemanha. O piloto estónio da M-Sport conseguiu aguentar a pressão de Mikkelsen e venceu a prova germânica. Mikkelsen ficou em 2º lugar, tendo feito um excelente rali e Ogier fechou o pódio, apostando na segurança, uma vez que Neuville estava fora de prova. O belga ficou fora do top 5 da Power Stage não conseguindo assim minimizar os efeitos do toque de ontem.

 

O dia começou com a vitória de Hanninen na SS18.  Mikkelsen também entrava ao ataque mas Tanak defendia-se, enquanto Ogier parecia pouco interessado em tentar algo mais, como era de esperar. Com este tempo Hanninen subia à 4ª posição.

A SS19 foi dominada pelos Toyota de Lappi, que fez o melhor tempo e Latvala, que seguiu de perto do seu colega de equipa. Os tempos de Mikkelsen e Tanak mantinham-se muito semelhantes e o tempo escasseava para o piloto da Citroen.

Na SS20 foi outro piloto da Citroen a dar nas vistas. Breen foi o mais rápido da especial e na luta pela vitória Mikkelsen não conseguia aproximar-se significativamente de Tanak, ficando o estónio com via aberta para a vitória, que ficaria confirmada na Power Stage. Sordo foi o mais rápido, conseguindo assim a vitória na última especial da sua 150ª prova, seguido de Lappi, Latvala, Ogier e Breen. Uma vitória merecida do estónio, a segunda da sua carreira num piso que nem é o seu preferido. Tanak está finalmente a mostrar o que todos esperavam dele e a M-Sport tem motivos para sorrir.

 

Destaques –

Tanak: parecem longínquos os tempos em que Tanak acumulava erros. A velocidade estava à vista de todos mas a sua sede de mostrar tudo de uma vez complicava-lhe a vida. A sua despromoção para a DMACK fez-lhe bem e regressou à M-Sport mais maduro e capaz de mostrar o que pode fazer. A prova está na vitória obtida num terreno em que não costuma ser forte. Tanak continua a crescer e vai dar ainda que falar.

Mikkelsen – finalmente voltamos a ter um Citroen na luta por vitórias, um cenário que se esperava frequente este ano mas que, fruto das circunstâncias, não tem acontecido. Mikkelsen rodou sempre muito bem e mostrou que tem lugar no WRC (se é que ainda precisava de o fazer). Ficou a 16 segundos da liderança mas acima disso deu ânimo à equipa francesa que vai começar desde já a preparar 2018.

Ogier – Claramente em modo campeonato, não quis arriscar nem um milímetro, depois da desistência de Neuville. O francês sabe que todos os pontos valem ouro e não quis desperdiçar a hipótese de aumentar a vantagem para o seu rival.

Hanninen – Boa prova do finlandês, o melhor Toyota na Alemanha. O ano começou mal para ele mas aos pouco vem recuperando e terá feito um dos melhores ralis do ano.

Breen – Não facilita nada e está na equipa para mostrar consistência e marcar pontos. Tem estado bem este ano, longe de deslumbrar, mas tem mostrado discernimento suficiente para não borrar a pintura. Pode dar mais mas para já cumpre os mínimos.

Hyundai – Para esquecer. Sordo e Neuville hipotecaram as hipóteses de um bom resultado nos dias anteriores e Paddon continua a não se dar muito bem com o asfalto, embora tenha sido o melhor classificado. Neuville complicou as contas pelo titulo mas numa época tão renhida ainda nada está perdido.

Meeke – Um piloto com um grande talento mas que continua a dar tiros no pé. Ninguém duvida que o britânico tem andamento para Neuville e Ogier mas nos momentos chave, quando a pressão aumenta, tem tendência a falhar e isso não o favorece nada.

WRC – 9 ralis, 6 vencedores diferentes. Para quem estava habituado a ver a mesma pessoa ganhar sem dó nem piedade, 2017 tem sido uma agradável surpresa. O campeonato está renhido como há muito não se via e o WRC parece ter regressado aos bons tempos. Faltam ainda mais construtores, mas era de um campeonato assim que o WRC precisava para começar a atrair novos nomes. Para já estamos satisfeitos.

 

Resultados da Power Stage e geral.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.