Comprar um carro por vezes não é uma tarefa tão agradável quanto possa parecer. Um carro é um investimento que se quer feito de forma ponderada e muitos factores existem que pesam na escolha. O primeiro obviamente, será o preço mas muito perto disso está a … fiabilidade. Todos queremos um carro fiável, que não nos deixe ficar apeados a meio de uma viagem e para isso começamos a ver as diversas opções que existem no mercado.

As marcas alemãs e japonesas costumam ser vistas como sinónimo de qualidade e fiabilidade, mas será que a realidade reflecte isso? Fomos ver a avaliação da JD Power, que usou as respostas de mais de 12000 consumidores no Reino Unido, avaliando 177 problemas dentro de 8 categorias, avaliando os carros pelo número de problemas verificado por 100 carros, tendo chegado a conclusões interessantes.
O estudo avaliou diversos parâmetros e descobriu que as chamadas marcas premium apresentam um número mais elevado de problemas, o que ainda assim não demove os consumidores de voltarem a comprar a mesma marca. 1/3 dos veículos comprados por estes consumidores teve como principal factor de escolha o design exterior (os consumidores das marcas premium são os mais satisfeitos neste parâmetro). Os consumos foram o principal factor de escolha em 50% dos casos (não admira que as marcas apostem cada vez mais nos híbridos) e os carros continuam a apresentar problemas algo irritantes ao nível da tecnologia (comando por voz, bluetooth etc.).
No que diz respeito à fiabilidade, as marcas com o melhor índice foram a Volvo e a Kia. Seguiram-se a Skoda, a Suzuki e a Hyundai. No final desta lista aparecem a … Land Rover, a Audi e a BMW.
Além das marcas no geral, o estudo apresentou os modelos mais fiáveis em 5 categorias diferentes :
- Carro de cidade – 1º Peugeot 108, 2º Hyundai i10, 3º Kia Picanto e Volkswagen Up
- Carro pequeno – 1º Skoda Fabia, 2º Suzuki Swift, 3º Hyundai i20
- Compactos – 1º Volvo V40, 2º Mazda 3, 3º Toyota Auris
- Veículos médio – 1º Opel Insignia, 2º Volkswagen Passat, 3º Mercedes C-Class
- Monovolume – 1º Opel Meriva; 2º Ford B-Max; 3º Honda Jazz
- Grandes e carros de luxo – 1º Jaguar XF, 2º Mercedes E-Class, 3º BMW 5 Series
Fomos ainda à procura de outros artigos, nomeadamente de publicações britânicas e francesas para entender se os resultados mostrados tinham correspondência e… mais ou menos. Num estudo apresentado pela autoexpress o carro mais fiável foi o Toyota RAV4, seguido do Skoda Yeti e do Audi Q3.
Numa publicação francesa com outro estudo realizado pela Automobile Magazine, apresentado no início do ano, o top 3 apresentado inclui o Opel Karl, o Renault Zoe e o Nissan Pulsar.

Podíamos colocar aqui todos os que encontramos, mas preferimos colocar apenas as conclusões retiradas depois de 5 minutos de intensa ponderação… De facto a Volvo aparece constantemente mencionada como uma das mais fiáveis (nomeadamente a V40), a Opel apresenta sempre no mínimo dois modelos, a Skoda é sempre mencionada e a Lexus é também referida com dois ou 3 modelos assim como a Mazda e a Toyota. É provavelmente um tema ao qual voltaremos, pois parece haver aqui ainda muita matéria para desenvolver, mas para já entendemos que as marcas mais caras nem sempre apresentam os níveis de satisfação desejados e que começam a aparecer algumas marcas a ganharem destaque pela qualidade que oferecem.
Estudo JD Power: http://www.jdpower.com/press-releases/2017-uk-vehicle-dependability-study
Outros estudos: http://www.autoexpress.co.uk/best-cars/driver-power/64280/most-reliable-cars-to-buy-in-2017
http://www.huffingtonpost.fr/michel-holtz/les-voitures-les-plus-fiables-ne-sont-pas-celles-que-lon-croit_a_21713647/
http://www.auto-moto.com/occasion/guide-fiabilite/voitures-plus-fiables-liste-modeles-soucis-categorie-75860.html#item=1
Fábio Mendes