F1 – GP da Bélgica: Hamilton iguala o Barão Vermelho

Uma das qualificações mais esperadas do ano. Ver um carro de F1 a percorrer Spa é um dos grandes prazeres do automobilismo e este ano com máquinas ainda mais rápidas o prazer é maior. O recorde foi esmagado e a qualificação trouxe apontamentos positivos e interessantes, embora o grid vá ficar muito diferente com a quantidade de penalizações que irão ser aplicadas para amanhã. Hamilton foi rei e senhor e ninguém ousou aproximar-se do ritmo imposto pelo tri-campeão. Mas a Ferrari conseguiu manter-se perto e Vettel está à distância ideal para tentar contrariar a aparente superioridade de Hamilton .

Q1 –

Hamilton instalou-se na frente da tabela seguido de perto por Vettel. Verstappen fechava o top 3 seguido de Kimi, Bottas e Ricciardo, com Ocon a ser o melhor do resto do grid.

Palmer mostrava andamento positivo, num fim de semana que finalmente tem as mesmas peças, com o mesmo nível de desenvolvimento do seu colega de equipa. Vandoorne e Alonso pareciam estar confortavelmente instalados  no Top 10 e com a Q2 a ser quase uma certeza. Williams e Toros Rosso estava com performances muito curtas para chegar à Q2, assim como a Haas e obviamente a Sauber.

Stroll estava estacionado nas boxes nos últimos minutos, sem poder lutar por uma vaga na Q2, enquanto Massa lutava pela honra da equipa, sem sucesso, com Sainz a relegar o brasileiro para fora do top 15. Vandoorne estava com o andamento todo e fazia 10º, muito melhor que o seu colega de equipa.

 

De fora da Q2 ficavam os Sauber, os Williams e Kvyat. Um fim de semana que começava muito mal para a Williams e para Kvyat, comparando com o rendimento de Sainz. Já  McLaren usava tudo que tinha em seu poder para mostrar andamento e usava uma estratégia muito inteligente em que ambos os pilotos se ajudam mutuamente com os cones de ar para ganhar mais algumas décimas no final das voltas. Na frente tudo calmo com os Mercedes na frente mas com os Ferrari por perto (muito perto) e os Red Bull com as sobras.

Q2 

As repetições mostravam niveis de vibração muito elevados e Kimi voltava a queixar-se disso no início da Q2. As vibrações eram de tal forma evidentes, que todo o carro vibrava, podendo colocar em causa a integridade das máquinas. Hamilton ia sendo “mordido” na sua primeira volta na Q2, com o seu carro a não querer colaborar no início do último terço da volta. Mesmo assim Hamilton conseguia ser o mais rápido, seguido de Kimi e Bottas, com Vettel apenas em 5º, atrás de Verstappen e à frente de Ricciardo. Palmer continuava a colocar bons tempos, estando melhor que Hulkenberg. Os piloto da frente estavam 3 segundos mais rápidos que o melhor tempo em qualificação no ano passado.

Alonso estava bem encaminhado para passar à Q3 mas o motor Honda voltou a desiludir o espanhol e os fãs da McLaren. De fora da Q3 ficavam os McLaren, os Haas e o Toro Rosso de Sainz. Palmer voltava a fazer melhor que Hulkenberg e ficava em 7º, seguido de Perez, Hulkenberg e Ocon. Na frente apenas Bottas subiu uma posição, ficando à frente de Raikkonen, Verstappen, Vettel e Ricciardo. Hamilton era o mais rápido e o favorito para a pole.

 

Q3

Palmer parecia ter tudo para dar nas vistas, mas o azar voltou e o britânico aparecia  encostado na volta de lançamento com um problema de caixa.

Hamilton fazia a melhor volta e ficava com o recorde de pista, seguido de Raikkonen, Bottas e Vettel. Verstappen continuava a fazer melhor que Ricciardo.

Na segunda tentativa, Hamilton foi outra vez imbatível e melhorou ainda mais o seu registo, conseguindo a pole e igualando Schumacher no nº de poles conquistadas. Vettel conseguia ficar com a 2ª posição enquanto Raikkonen com um erro, não conseguiu melhorar o seu registo. Os Red Bull ficaram nas mesmas posições e Hulkenberg ficava à frente de ambos os Force India.

 

Penalizações:

-Vandoorne perde 65 posições por trocas de motor
-Kvyat perde 20 posições por troca no motor
-Massa perde 5 posições por não respeitar bandeira amarela no treino livre
-Ericsson perde 5 posições por troca de caixa
-Wehrlein perde 5 posições por troca de caixa
-Palmer deve perder 5 posições se precisar trocar a caixa

Destaques

Hamilton – Imparável. Foi o mais rápido durante toda a qualificação e apresentou um andamento insuperável. Igualou o recorde de Schumacher em grande estilo e está em boa posição para levara 25 pontos amanhã.

Raikkonen – o azar bateu-lhe a porta na última volta. Foi sempre melhor que Vettel, embora queixando-se muito das vibrações no carro. Merecia o 2º!

Vettel – no dia em que confirmou que ficará na Scuderia até 2020. o alemão teve uma pálida exibição na qualificação. Conseguiu compensar na ultima volta, ficando na primeira linha da grelha de partida, que era o que ele queria, deixando tudo em aberto para amanhã.

Renault – uma excelente exibição, ficando Hulkenberg à frente dos Force India. Palmer também poderia ter ficado, ele que esteve sempre mais rápido que o seu colega de equipa. Com material igual ao de Hulk, o britânico mostrou que se sair da F1, não será sem dar luta.

McLaren – A Q3 esteve à vista mas o motor Honda deixou ficar mal Alonso na sua última tentativa. O chassis provou novamente que é excelente mas o motor continua a desiludir e segurar Alonso assim vai ser complicado, mais quando a Williams parece ter entrado na jogada para resgatar o espanhol.

Williams – para já um fim de semana para esquecer, com muitos problemas e acima de tudo um carro pouco competitivo, que está a ficar para trás em relação à concorrência. A Force India agradece e se jogar bem, como é hábito, poderá sair com o 4º lugar ainda mais consolidado.

Haas – uma qualificação que começou mal mas que acabou bem, com ambos os carros à frente dos Toro Rosso. Será que chegam aos pontos?

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.