A revista Autocar revelou que a britânica Ariel, construtora dos famosos Atom e do Nomad, quer produzir um supercarro eléctrico que nos vai fazer babar! O modelo, anunciado com a nomenclatura, P40, terá uns estonteantes 1180CV capazes de puxar pelo bicho de tal maneira, que apenas serão precisos 2.4s para fazer dos 0 aos 100Km/h.
A velocidade do P40 será limitada a 260Km/h para que não o condutor não sofra de “jet lag”… Para os interessados, a companhia britânica pretende construir duas versões: a 4×4, que será a “flagship” da Ariel e que contará com 4 motores eléctricos, cada qual com 295CV de potência, distribuídos pelo carro; a segunda será a versão de tracção traseira, que será muito mais lenta e menos potente que a anterior.

Ambas as versões contarão com uma turbina que produzirá 35 kW que servirá para se conduzir o carro durante algum tempo depois das baterias esgotarem a energia. Isso vai acontecer com frequência, já que a versão 4×4 esgotará as suas baterias de 42 Quilowatt-hora em apenas 15 minutos de “flat out”, ou para os mais pacientes, entre 160Km e 190Km de distância.
O P40 pesará qualquer coisa com 1600Kg e para isso será construído à base de materiais leves, como o monocoque em alumínio e painéis de fibra de carbono. “o supercarro de amanhã, hoje”, é assim que a Ariel anuncia o novo modelo, que conta com o apoio de mais de 2 milhões de libras do Governo britânico.
Esperamos brevemente assistir ao lançamento do chassis do P40 e da sua unidade motriz. Para já, só nos resta suspirar!
fonte: Autocar
Pedro Mendes