Ralis – Primeiro teste de desenvolvimento do Citroën C3 R5

Desde 2013, os regulamentos R5 elaborados pela FIA levaram à aparição de uma nova geração de carros de rali. Projectados para equipas e pilotos privados, este produto de custo reduzido são frequentemente descritos como “mini-WRC’s” devido às suas características técnicas: tracção às quatro rodas, motor turbo de injecção directa de 1,6 litros que gera cerca de 280CV, caixa de mudanças semi-automática sequencial, etc..

O sucesso da categoria também se resume ao seu apelo universal: os R5s competem no WRC 2, o ERC e na maioria dos campeonatos nacionais. A pedra angular da linha de corrida de clientes renovada na Citroën Racing, o C3 R5 estará pronto brevemente para a acção competitiva!

“Atingimos um marco importante esta semana com os primeiros testes de desenvolvimento do carro, que já está próximo do produto acabado”, explicou Yves Matton. “As especificações dadas às equipas técnicas são claras: queremos que o Citroën C3 R5 estabeleça novos padrões na categoria, em termos de desempenho, fiabilidade e custos operacionais controlados. Para criar um produto totalmente novo, usamos todo a experiência da Citroën Racing no WRC, adicionando contribuições de fornecedores técnicos líderes, como a Sadev para a transmissão e a Reiger para os sistemas de suspensão. Os nossos pilotos também participarão do desenvolvimento do carro: Stéphane Lefebvre e Craig Breen pilotaram nesta primeira sessão, juntamente com Yoann Bonato, o actual líder do campeonato francês de ralis”.

O trabalho de design no Citroën C3 R5 começou há cerca de um ano. Além do trabalho realizado no escritório de design e cálculo, a maioria dos componentes mecânicos foram testados em condições reais, em carros de teste pilotados desde o início de 2017.

Após estas primeiras sessões de teste, a Citroën Racing procura o desenvolvimento do C3 R5 em terra batida e asfalto, convocando vários pilotos com diferentes perfis para conseguir um produto genuinamente versátil. A homologação da FIA está programada para 2018.

fonte: Citroën Racing

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.