Vamos encerrar o capitulo do Racing Weekend de Braga, com algumas notas do que foi o fim de semana no circuito Vasco Sameiro.
Francisco Mora campeão
Está encontrado o campeão de 2017. O piloto apoiado pela Veloso Motorsport foi constantemente um dos nomes mais fortes durante o ano e o objectivo de voltar a ser campeão foi cumprido. Mora esteve em grande no circuito bracarense e apenas Edgar Florindo foi capaz de impedir o pleno de vitórias.
Edgar Florindo deu que falar
O piloto da Speedy foi um dos grandes destaques. Florindo não falhou a uma cerimónia do pódio e concluiu com uma excelente vitória o fim de semana. Nem um ligeiro erro nas voltas iniciais da corrida 4 permitiu a Mora e Lobato se aproximarem para tentar um ataque. O piloto realçou os testes feitos nos dias antes de prova que permitiram que evoluísse ainda mais a máquina. O trabalho compensa e Florindo foi a prova disso.
Rafael Lobato queria mais
O piloto do Audi RS3 LMS não teve o fim de semana que certamente desejava. Embora tenha evidenciado bom andamento nos treinos cronometrados, as corridas não lhe correram como quereria, com uma falha mecânica na corrida 1 a forçar o abandono e na corrida 3 com um 3º lugar. O piloto aceitou os resultados e a expressão “as corridas são mesmo assim” fez todo o sentido. Lobato tem sido dos pouco a fazer frente à hegemonia de Mora e tem mostrado todo o seu valor ao volante da máquina alemã, que se estreia também nas pistas nacionais, mas este fim de semana “soube a pouco”. O Audi não esteve a 100% e Lobato admitiu que na 2ª corrida a afinação não foi a ideal. No entanto não baixa os braços e está ansioso pelo próximo fim de semana de competição.
César Machado intrigado
O piloto da Speedy mostrou-se intrigado com a mudança repentina de comportamento do seu Leon no segundo dia de prova. Se no sábado a máquina correspondeu e apresentou um excelente andamento, no Domingo a traseira apresentou-se muito mais solta sem explicação. A afinação não foi alterada mas ainda assim o rendimento do carro alterou-se dramaticamente, o que influenciou o resultado final nas duas corridas finais. César Machado conquistou 2 pódios, mas queria mais.
Francisco Abreu com um fim de semana para esquecer
O piloto do Team Novadriver esteve discreto nestes 2 dias. A equipa não foi capaz de encontrar a afinação certa para o carro, numa pista muito exigente ao nível dos pneus. O trabalho foi árduo para tentar alterar a situação, mas os resultados foram modestos para um piloto que habitualmente roda nos lugares cimeiros.
Gustavo Moura não compete mais no campeonato nacional
O piloto, apoiado este ano pela Baporo, anunciou na sua conta de Facebook que não voltará a ter um projecto que inclua fazer um campeonato a tempo inteiro e só voltará a correr em Portugal de forma pontual. O piloto teve um fim de semana complicado em Braga e segundo ele era uma prova que já não estava nos seus planos fazer. Sem testes e com a equipa a descobrir a pista, a afinação esteve longe do que se pretendia e os resultados não foram positivos. Foi assim uma despedida com sabor amargo. O piloto assume-se agora como Gentleman Driver e pretende realizar o sonho de correr nas suas pistas de eleição.
Boa moldura humana em Braga
Era fim de semana de Red Bull Air Race, mas as bancadas do Circuito Vasco Sameiro apresentaram-se bem compostas para os dois dias de prova. Nem a famosa prova que encheu o Porto, impediu os fãs mais fiéis de ir a Braga ver as corridas.
Melhorias em relação ao ano passado.
Foram várias as melhorias em relação ao ano passado. A organização dentro do recinto melhorou e pela primeira vez tivemos transmissão das corridas em directo, algo que já era pedido há muito tempo. O promotor do campeonato deu assim um passo importante para o aumento da visibilidade do campeonato, algo fundamental para os fãs e para os pilotos. Mesmo a divulgação feita foi melhor e provavelmente o nº de pessoas presentes estará relacionado com isso mesmo. Há ainda muito para melhorar mas foram dados passos importantes em Braga para que as corridas possam atrair mais fãs e patrocinadores.
Speedy Motorsport sem o patrão
Pedro Salvador esteve ausente das prova de Braga. Salvador casou-se neste fim de semana, mas a equipa não sentiu a falta do chefe. É caso para dizer que o patrão esteve fora mas não foi dia santo na loja, pois a equipa teve o seu melhor fim de semana do ano.
João Sousa dá o exemplo em TCR2
O piloto de Vila Real João Sousa continua a sua caminhada no TCR2. Embora competindo sozinho, mantém-se firme no desenvolvimento do projecto. A sua colega de equipa Rita Graça não pôde estar presente por motivos profissionais mas Sousa não faltou à chamada. No final das provas era comum ver o piloto pensativo. Desiludido pensarão alguns. Nada disso! O piloto estava completamente focado em melhorar a sua máquina e eliminar os problemas que ainda surgem. Dizemos que dá o exemplo pois os TCR2 poderiam ser melhor aproveitados nas nossas pistas. O orçamento necessário será por certo menor do que para um TCR e com um grid bem composto teríamos com certeza boas corridas.
Macedo Silva dominou nos CNCC
O piloto do Porsche 911RSR foi o vencedor das duas provas de Braga. Curiosamente das duas vezes foi acompanhado no pódio por Joaquim Jorge e Rui Alves. Carlos Vieira, que largou os ralis por apenas dois dias para competir nos clássicos, não teve a sorte do seu lado e problemas técnicos no seu Escort impediram melhores resultados.
Luís Alegria dominador em CNCC1300
Venceu as duas corridas e ambas por larga margem. Dominou os 1300 e apenas José Fafiães tentou impedir este dominio, sem sucesso.
Novidades nos Legends
Luís Delgado largou os Alfa Romeu para pilotar o Sierra RS500 e no final teve motivos para sorrir. Venceu a corrida 1 e um furo na 2ª corrida impediu-o de repetir o resultado. Quem aproveitou foi Paulo Sousa (BMW E36 M3) que repetiu o triunfo obtido em Portimão.
Fábio Mendes