Estrada – Os Terríveis do Binário

Como nós sabemos, o dito binário representa a força que um motor tem. Só que a força do motor não é a mesma em todas as rotações. Por isso, quando se fala nas especificações de um motor, diz-se sempre que o binário máximo de um motor é atingido a uma determinada rotação. Um bom e potente motor precisa igualmente de um bom binário e de uma boa potência para ter um bom desempenho na estrada.

Com a introdução feita, deixamos a parte chata da ciência de lado e vamos falar da parte mais interessante, que é saber quais os automóveis com mais binário atualmente nas estradas do Mundo. Mas como vão ver pelos os nomes que vão ser falados, quase nenhum é fácil de ser encontrado nas estradas durante o nosso dia-a-dia, especialmente no nosso país.

No 5º lugar da lista encontramos o “demónio” chamado de Dodge Challenger SRT Demon com 1044 Nm de binário. É um carro destinado a atacar as drag race, contudo tem uma tracção traseira em vez de uma integral que se dá melhor nas corridas de drag. Este Dodge consegue levantar a sua dianteira, sempre que arranca a fundo, conseguindo sacar verdadeiros “cavalinhos”. Tem uma aceleração que já lhe garantiu uma série de recordes, entre os quais, ser o modelo de produção mais rápido nos 0-400 m., fazendo apenas 9.65 segundos, e também o carro de produção com a aceleração G mais forte registada em arranque, fazendo uns impressionantes 1.8 G’s.

 

No 4º lugar temos o Bentley Mulsanne Speed com 1100 Nm de binário. Neste automóvel tudo é grande e luxuoso, sempre com os melhores materiais no interior. É um óptimo carro para se ser conduzido, em vez de conduzir, mas apesar disso tem um grande motor V8 com 6.7L de cilindrada bi-turbo e uns 537 cv de potência que têm a função de fazer mexer as 2.7 toneladas de peso.

 

No 3º lugar temos o Pagani Huayra BC com 1200 Nm de binário. Esta super edição limitada de apenas 20 unidades, faz uma homenagem ao primeiro cliente que a Pagani teve, o Sr. Benny Caiola. A seguir ao Ferrari La Ferrari este é o super desportivo mais potente de Itália. Apesar de ser feito à mão em Itália por verdadeiros artesãos, este Pagani tem motor alemão oriundo da AMG, um impressionante V12 bi-turbo com 6.0 litros de cilindrada e 800 cv de potência, para apenas 1.200 kg de peso.

 

No 2º lugar temos o Bugatti Chiron com 1600 Nm de binário. Apesar do seu enormíssimo motor W16 com 8.0 litros de cilindrada, quatro turbos e 1500 cv de potência, este não é o primeiro desta lista. Não deixa de ser um estrondoso automóvel, senão dos melhores alguma vezes feitos e que deixou completamente o seu sucessor esquecido. Os 420 km/h de velocidade máxima limitada electronicamente e os escassos 2,5 segundos que demora a atingir os 100 km/h dizem bem o que este automóvel é (tendo eu já tido três Bugatti Chiron ao meu lado e do meu carro que tem apenas 300 Nm de binário numa auto-estrada, acreditem que parece mesmo que estamos ao lado de uma nave espacial!!!).

E no primeiro lugar do pódio dos terríveis do binário temos o Koenigsegg Regera com 2000 Nm de binário (sim leram bem!!!). Este super carro sueco que não tem caixa de velocidades, é o único desta lista que combina um motor de combustão interna sobrealimentado, de 5.0L de cilindrada V8 bi-turbo, com 1100 cv de potência e 1280 Nm de binário, com três motores eléctricos. Todos os quatro motores juntos fazem o Regera alcançar os 1500 cv de potência do Bugatti, mas dão mais 400 Nm de binário. Com uma velocidade máxima de 410 km/h, apenas 2,8 segundos para chegar dos 0-100Km/h e fazendo 20 segundos dos 0-400km/h, este é um super híbrido. Deste tipo de híbridos já vocês todos gostam, não é?!

Fonte: Razão Automóvel / CarrosnaWeb

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.