Estrada – Toyota Yaris GRMN, o hot hatch dos Japoneses, agora totalmente revelado

Depois de anos e anos seguidos a fabricar modelos apáticos e que apelam às massas que apenas querem um automóvel muito fiável para levar do ponto A ao ponto B, todos os dias da vida, e não àqueles que vivem e respiram automóveis, depois de pensarmos que modelos como o Supra ou o Celica eram apenas uma miragem dos bons tempos em que a Toyota fazia desportivos que faziam salivar toda a gente, a marca japonesa respondeu-se às preces de muitos em 2012, com o lançamento do GT86, um pequeno coupé de tracção traseira, a fazer lembrar o saudoso AE86, onde se consegue derrapar de forma fácil e a apenas 50 km/h.

Depois disso a marca anunciou que o Supra irá ressuscitar, numa colaboração com a BMW e agora chega-nos este novo Yaris GRMN, que faz um pouco de publicidade ao Yaris que disputa o WRC. A marca já tinha feito versões mais desportivas do seu citadino no ano de 2001, quando colocou um motor 1.5L de cilindrada de 105 cv, ou em 2008 com um motor 1.8L de 133 cv, apelidadas de Yaris TS mas nunca foram muito populares no seio dos pequenos desportivos e nem foram vendidas em todos os países.

Mas este novo Yaris GRMN, que quer dizer Gazoo Racing Masters of Nürburgring, também não estará disponível em grandes quantidades (achamos mal, pois carros desportivos deviam ser sempre vendidos em grandes quantidades!!). A Toyota irá apenas produzir 400 unidades deste seu hot hatch para toda a Europa e já inclui os modelos com o volante à direita para o mercado britânico. Para Portugal apenas virão meia dúzia de unidades, mais coisa menos coisa, que segundo o site da Toyota Portugal, já estão todas reservadas (que má onda!!).

Este novo Yaris desportivo foi revelado no Salão de Genebra deste ano, mas só agora no Salão de Frankfurt é que todos os detalhes foram desvendados. Então a nível da motorização temos um motor de 4 cilindros 1.8L sobrealimentado, com 212 cv de potência às 6.800 rpm e 250 Nm de binário às 5.000 rpm.

O Yaris GRMN têm uma tracção dianteira e uma caixa manual de 6 velocidades. Vêm equipado com umas jantes BBS de 17″ em pneus Bridgestone Potenza RE050 de tamanho 205/45 R17. A nível de travões, à frente são ranhurados de 275 mm com 4 pistões e atrás de 278 mm. Nas suspensões à frente é MacPherson com amortecedores Sachs e atrás é eixo semi-rígido com barra de torção. Este Yaris GRMN está 24 mm mais próximo do solo do que um Yaris normal e conta com uma barra estabilizadora frontal de maior diâmetro superior e com uma barra anti-aproximação.

No interior conta com um ambiente escuro e típico dos carros da marca japonesa, onde encontramos alguns apontamentos desportivos, como é o caso do volante, dos pedais, da caixa de velocidades e para nos segurarmos bem nas curvas, conta com uns bancos desportivos feitos pela Boshoku.

Com apenas 1135 kg de peso este novo Yaris GRMN faz a aceleração dos 0-100 km/h em 6,3 segundos e atinge uma velocidade máxima electronicamente limitada de 230 km/h. Estes valores revelados pela Toyota ainda estão em processo de homologação, podendo a medição dos 0-100 variar um pouco.

Os 1135 kg de peso tornam este Yaris num dos hot hatch mais leves do mercado, obtendo uma excelente relação peso-potência de apenas 5,35 kg/cv, conta ainda com muitas voltas de desenvolvimento na pista de Nürburgring Por isso a nível de desempenho promete ser um pequeno foguete na estrada e em circuito, mas para já teremos de esperar até que alguém o posso ensaiar na vida real.

Para finalizar este novo Toyota Yaris GRMN deixa-nos com muita água na boca e com uma enorme vontade de o conduzir e relembrar os gloriosos tempos dos antigos desportivos da Toyota. Pouca gente terá a oportunidade de o conduzir, visto que será uma edição limitadíssima. Se tiver essa oportunidade, saiba que as unidades disponíveis para Portugal, relembro que já estão todas reservadas mas poderá inscrever-se no site da Toyota e esperar (rezar!!) uma desistência de alguém, terão um preço a rondar os 38.500€. No resto da Europa os preços rondam os 29.900€.

 

Fonte: Razão Automóvel / Toyota Portugal

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

 

Um pensamento sobre “Estrada – Toyota Yaris GRMN, o hot hatch dos Japoneses, agora totalmente revelado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.