CNVT – André Lavadinho: “Esta vontade surgiu de um sonho desde os meus 4 anos”

André Lavadinho é um dos maiores nomes da fotografia mundial. Reconhecido pela qualidade do seu trabalho e pela beleza das suas fotos, já fotografou os maiores eventos do automobilismo, desde o WRC, ao WTCC, passando pelo Dakar, F1, WRX, ERC, entre outros. Lavadinho é apenas mais um de nós, um fã do desporto motorizado mas com um pequeno extra… tem um talento enorme e cada fotografia sua é um poema à nossa paixão, o que lhe permite, merecidamente, percorrer o mundo todo em busca do momento perfeito. O automobilismo é muito mais do que máquinas a andarem a alta velocidade e o trabalho de Lavadinho e da @World mostra-nos o outro lado… aquele que nos faz suspirar e sorrir. Aquele que sentimos mas que não conseguimos explicar.

E o que faz um fã, com capacidade e conhecimentos? Tentar dar uma “perninha” e tornar-se piloto, obviamente (quem não o faria?). Hoje é notícia que o fotógrafo vai trocar de máquina, na última ronda do TCR Portugal, largando as lentes, para usar o volante do Leon SuperCopa da Garagem Veiga, ao lado do seu amigo, João Sousa, ocupando o lugar que até agora tinha pertencido à também muito fotogénica Rita Graça.

Metemos uma cunha com o João, que amavelmente aceitou ser o nosso intermediário para falar com o grande André Lavadinho:

 

De onde surge esta vontade de competir no CNV?

Esta vontade surgiu de um sonho desde os meus 4 anos. Tanto queria fazer Ralis como Velocidade e aqui estou eu a concretiza-lo! A vontade de entrar num carro de competição sempre foi enorme visto que já vi de todos os vários carros e campeonatos pelo Mundo mas nunca tive a oportunidade de rodar com um.

 

Que tipo de experiência tem ao nível da competição?

A minha experiencia é nula. Tudo que sei foi meramente em simuladores e do que vejo durante a minha vida profissional. Sei o regulamento completo mas experiencia não.

 

Como se sentiu ao volante do Leon no teste de Braga?

Foi mais um sonho realizado. Tentei mentalizar-me que era apenas a primeira experiência, para não criar demasiadas expectativas e ficar nervoso. Mal entrei no carro pensei que estava num simulador pois jogo quase todos os dias em minha casa ou na G’s Competizione.

O profissionalismo da equipa também ajudou a manter-me calmo, sem nenhuma pressão visto que, apesar de tudo, foram as minhas primeiras voltas num verdadeiro carro de competição. Obrigado também ao João pelas dicas antes e durante o teste. Vai ajudar imenso ter um piloto experiente como ele ao meu lado!

 

Que objectivos pessoais pretende atingir na prova de Portimão?

O meu objectivo pessoa é divertir-me e obviamente obter experiencia e um bom resultado para mim e para o João também.

 

A competição automóvel é algo que pretende fazer com mais regularidade no futuro?

Após Portimão, irei reunir com vários patrocinadores internacionais e nacionais e irei certamente continuar este meu sonho caso me seja possível devido à minha vida profissional e que mais gosto de fazer: Fotografia.

 

 

André Lavadinho vai assim enfrentar o traçado de Portimão, nos dias 21 e 22 de Outubro, na última ronda do TCR Portugal, que coincide com a última ronda do ELMS, onde Albuquerque irá lutar pelo título. Já tínhamos alguns dos melhores pilotos do mundo em pista em perspectiva para esses dias, mas ter um dos melhores fotógrafos do mundo é uma novidade com a qual não contávamos, mas que nos surpreendeu pela positiva. Quanto à escolha do parceiro, Lavadinho foi inteligente e escolheu um amigo que para além de excelente piloto tem um projecto muito interessante que merece destaque. Tem tudo para ser um fim de semana memorável. Boa sorte!

 

Fábio Mendes

 

Fotos: autosport.pt, Press Release João Sousa, Zoom Motorsport

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.