F1 – Verstappen é mesmo mais rápido que Ricciardo?

Na antevisão do GP da Malásia, Verstappen não teve problemas em assumir que tem sido mais rápido que o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, em 0.4 seg. Afirmar isto com os dentes todos, mesmo com a diferença pontual que neste momento prevalece entre os dois, é um acto de coragem e auto-confiança, o que é saudável até pela fase que o piloto atravessa.

 

Mas será que os números justificam esta afirmação? Neste momento o placard, no que diz respeito à qualificação pende, e de que maneira, para Verstappen. O holandês foi o mais rápido 11 vezes, contra 4 de Ricciardo em 2017. No total, Verstappen tem 32 GP como companheiro de equipa do australiano e o resultado final é de 17 para 15 (vantagem para Max), o que equilibra bastante as coisas. Significam estes números que em qualificação Verstappen tem dado “porrada da grossa” a Ricciardo em 2017, mas se viremos o total de GP em conjunto, a vantagem dilui-se.

Apenas a titulo de curiosidade, a contabilidade de Verstappen contra Sainz é de 13 – 10, com vantagem para o holandês.

Podemos dizer que Verstappen tem sido mais rápido que Ricciardo? Claramente que sim. Quais são as vantagens disso? Nenhumas. Em 2016 Ricciardo foi 3º no campeonato com 256 pontos contra os 204 pontos de Verstappen (5º lugar). Claro que podemos afirmar que as 3 primeiras corridas foram feitas de Toro Rosso mas ainda assim, tendo em conta os resultados, a vantagem seria sempre do australiano ( e estamos a ignorar a inevitável fase de adaptação que o piloto teve de enfrentar).

Em 2017 o caso acentua-se e os 68 pontos actuais de Max ficam muito atrás dos 162 de Ricciardo. No total, Verstappen acabou 12 vezes à frente de Ricciardo (20 vezes melhor que Max em corrida) e é aqui que o caso muda completamente de figura. A vantagem de Ricciardo é substancial em relação aos pontos marcados.

A que se deve esta diferença? Provavelmente ao nº de abandonos. Max tem 9 abandonos desde que chegou à Red Bull (7 em 2017), enquanto no mesmo período, Ricciardo tem 3. 

 

Conclusão?

Verstappen é de facto mais rápido em qualificação mas Ricciardo parece ser o piloto mais fiável no dia em que são atribuídos os pontos… no domingo. É com estes números que podemos ver que as prestações na qualificação deveriam também ser pontuadas. E é também com estes números que podemos perceber que nem sempre os mais rápidos em qualificação são os melhores na corrida, bastando para isso lembrar o caso de Maldonado, que era capaz de fazer voltas excelentes mas assim que o nº de carros à sua volta aumentava, tinha tendência a borrar a pintura de forma espectacular (sim, temos saudades).

É Verstappen melhor que Ricciardo?

É a pergunta mais difícil de responder… na nossa opinião, para já, estão equiparados mas no futuro Max será melhor que Ricciardo. O australiano seria nossa primeira escolha se tivéssemos uma equipa de F1 (sem pensar muito), mas temos de admitir que Max tem aquele extra que diferencia os excelentes dos fenomenais. Ricciardo é um piloto completo, costuma ser bom em qualificação e é excelente na gestão de corrida, além de ter capacidade de fazer ultrapassagens onde poucos conseguem, e tudo isto sem errar.

Max é rápido, é excelente nas ultrapassagens mas às vezes ainda exagera e vê-se em situações onde o toque se torna inevitável. Mas temos de lembrar que tem apenas 20 anos e que no futuro irá certamente limar esses pormenores. E aí, certamente irá fazer história. Sorte da Red Bull que tem dois dos melhores pilotos e que para além disso são excelentes na divulgação da marca, com uma presença nas redes sociais que bate toda a gente. O melhor line up da F1? Acreditamos que sim.

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “F1 – Verstappen é mesmo mais rápido que Ricciardo?

  1. Isso é a opinião de vocês, no meúltimo ponto de vista Ricciardo é mais completo, tétnico e mais seguro que Max, Max é mais rápido sim, mas naquilo que no meu ponto de vista considero melhor, Max nao será melhor que Ricciardo, veja Senna e Prost, um era mais rápido e outro mais técnico, e ficavam em pé de igualdade, ou seja vai da opinião de cada um.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.