F1 – GP do Japão: Hamilton imbatível na qualificação

Hamilton é o rei das qualificações em 2017. O homem não se farta de bater recordes e de ser o mais rápido. A sua máquina está talhada para este tipo de serviço, sendo que o britânico admitiu que em corrida, o caso muda de figura pois o W08 não está tão apurado como a máquina italiana da Ferrari. Mas numa pista como a de Suzuka onde ultrapassar é muito complicado, largar de primeiro pode ser um trunfo importantíssimo.

 

A volta de Hamilton foi um mimo de ser vista, quer onboard que pelas imagens da transmissão. A pista é espectacular e oferece imagens fantásticas, mas a condução de Hamilton, super-rápida mas sem exagerar foi um hino à condução. Hamilton voltou a mostrar porque se diz dele que é o piloto mais rápido da F1.

Vettel cumpriu o que lhe foi pedido. Ficar à frente dos Red Bull e do Mercedes de Bottas, para assim poder atacar convenientemente Hamilton no arranque. O alemão não pareceu ter máquina para ameaçar a pole do #44, mas tem carro para dar cartas em corrida. As simulações que a Ferrari fez na FP3 foram muito positivas e teoricamente, têm vantagem sobre os Mercedes.

Bottas continua a ficar a mais de 0.5 seg do seu colega de equipa. O finlandês pareceu mais optimista em relação à sua prestação mas ainda assim ficou longe de Lewis… Mas como ninguém teve argumentos para destronar o tri-campeão, não é um dia muito negativo. Amanhã terá um papel fundamental para a estratégia da equipa e precisa estar em forma. Bottas tem uma penalização por troca de caixa e largará atrás de Ocon.

Os Red Bull apostaram em afinações distintas. Verstappen apostou numa configuração com mais apoio aerodinâmico para tentar o melhor lugar possível na qualificação (o que não resultou) e Ricciardo usou “menos asa”, numa afinação mais talhada para a corrida. Para já a vantagem está no australiano que continua optimista quanto às suas possibilidades para amanhã.

Os Force India estiverem muito bem na qualificação e parecem cada vez mais donos e senhores do 4º lugar no campeonato. Ocon largará de 5º e Perez de 7º e se ambos evitarem problemas terão hipóteses de trazer mais pontos para casa. A Williams apenas pôde contar com Massa, visto que Stroll foi incomodado por Perez na Q1, que foi interrompida mais cedo por causa do acidente de Grosjean, o que impediu o canadiano de tentar a sua sorte de novo. A grande desilusão do dia foi a prestação da Renault, de quem se esperava mais. Nem Hulkenberg, nem Palmer foram capazes de colocar a máquina francesa onde esperaríamos. 

Quem voltou a mostrar apontamentos positivos foi a McLaren. Alonso foi mais rápido que Vandoorne, por uma margem bem pequena, mas uma troca de motor levará o piloto para o fim do grid. Ainda assim, os pilotos estiveram bem e podem conquistar resultados interessantes.

A Toro Rosso está longe dos pontos, com uma qualificação muito má e a Haas conseguiu estar melhor embora o chassis mostre ainda muitas fraquezas. A Sauber fez o que pôde e a mais não é obrigada

Penalizações:

Bottas e Raikkonen terão 5 lugares de penalização por troca de caixa, Palmer, Alonso e Sainz vão cair para o fundo do grid com trocas de motor. Tudo isto baralha as contas e o grid para amanhã fica com este aspecto:

1. Lewis Hamilton
2. Sebastian Vettel
3. Daniel Ricciardo
4. Max Verstappen
5. Esteban Ocon
6. Valtteri Bottas
7. Sergio Perez
8. Felipe Massa
9. Stoffel Vandoorne
10. Kimi Raikkonen
11. Nico Hulkenberg
12. Kevin Magnussen
13. Romain Grosjean
14. Pierre Gasly
15. Lance Stroll
16. Marcus Ericsson
17. Pascal Wehrlein
18. Jolyon Palmer
19. Carlos Sainz
20. Fernando Alonso

 

 

 

 

 

Replay da qualificação

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.