Depois de uma longa pausa de verão, o Campeonato da China de Carros de Turismo (CTCC) regressa este fim-de-semana no Ningbo International Speedpark, naquela que será a primeira das três provas que compõem o final da temporada de 2017. Para o piloto português de Macau, Rodolfo Ávila, este será mais uma vez um desafio à descoberta de um circuito até aqui desconhecido, mas desta vez não será o único nessa ingrata posição.
Localizado em Chunxiao, na zona costeira de Beilun, arredores da cidade de Ningbo, a capital da província de Zhejiang, este novo circuito na China continental tem um perímetro de 4,015 km e 22 curvas. Este fim-de-semana será a inauguração oficial do circuito e o piloto da SAIC Volkswagen espera voltar às primeiras posições.
“Este é um circuito novo, para mim e para todos, e vamos a ver como se comporta o carro. Obviamente que gostaria de terminar num dos lugares do pódio, mas isso depende de vários factores, alguns deles para além do meu controlo”, explicou Ávila que ocupa o sétimo posto no campeonato, em igualdade pontual com o quinto classificado, e tem contribuído para que a SAIC Volkswagen esteja na liderança na competição entre construtores.
Enquanto o CTCC foi de férias, nos dois últimos meses, Ávila manteve-se activo, participando nas provas de Xangai e Chengdu do Campeonato da China GT, na categoria GT4, onde obteve um pódio, aos comandos de um Aston Martin Vantage GT4 da equipa chinesa ZIA FEA Racing.
“A categoria GT4 é a categoria de carros de Grande Turismo que mais tem crescido em todo o mundo e por isso, quando me foi feito o convite, achei que faria todo o sentido aceitar. Os meus companheiros de equipa são pilotos amadores, que ainda estão a dar os primeiros passos neste desporto, portanto não tínhamos objectivos altos em termos de resultados. Mesmo assim, ainda conseguimos subir ao pódio em Xangai, o que foi inesperado e que deixou a equipa muito satisfeita com a minha contribuição”, explicou Ávila que não coloca de parte fazer mais provas do Campeonato da China GT num futuro próximo.
Como o CTCC irá partilhar o evento com o Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC), o formato do fim-de-semana será diferente. As actividades em pista do CTCC têm início na sexta-feira, com duas sessões de treinos-livres. No sábado realiza-se a qualificação e a primeira corrida, no final da manhã de domingo será disputada a segunda corrida.