Depois da chegada ao mercado já há a alguns meses do novo Honda Civic com um novo formato de carroçaria e um design totalmente diferente, a marca japonesa revela agora que no próximo ano irá dotar este novo modelo de um motor diesel.
Esse motor será o já conhecido 1.6 i-DTEC mas que segundo a marca japonesa, o propulsor foi revisto de fio a pavio. Será um dos primeiros motores a diesel a ser testado oficialmente e a conseguir passar os novos ciclos de homologação de consumos e emissões muito mais rigorosos, o WLTP e o RDE, que foram já introduzidos durante o mês de Setembro.
Este motor 1.6 i-DTEC apesar de revisto, a potência não se altera relativamente ao antecessor, debitando na mesma 120 cv de potência às 4000 rpm e conta com 300 Nm de binário às 2000 rpm. Segunda a Honda estes valores garantem uma aceleração de 10,4 segundos dos 0-100 km/h. Já no campo das emissões a história é outra, e este diesel passa a libertar apenas 99 g/km (WLTP) e terá consumos a partir dos 3.7L/100 km (valor anunciado pela marca).
Para atingir a marca de apenas 99 g/km este motor diesel recebeu uns novos pistões em liga de aço cromo-molibdénio de alta resistência e os cilindros receberam um novo acabamento polido que permitiu reduzir a fricção no seu interior. A cambota foi redesenhada e o bloco em alumínio ganhou um novo canal de refrigeração, o que permitiu também reduzir o peso do motor, segundo a marca.
Todo o sistema de escape e de tratamento dos gases também foi revisto, com o Civic a vir com um novo sistema de armazenamento e conversão dos NOx intitulado de NSC. Existe também um novo sensor de gases que determina de forma exata quando é necessário um ciclo de regeneração. Este novo sistema permite um prolongamento da vida útil e durabilidade dos componentes do sistema de escape, como por exemplo o sensível filtro de partículas, segundo a marca japonesa.
A Honda afirma também que os ruídos e as vibrações normais nos motores a diesel foram também reduzidos. Toda a gama Civic receberá em meados do próximo ano uma nova caixa automática de nove velocidades.
Para já este novo Honda Civic apenas poderá ser comprado com os motores a gasolina 1.0L VTEC Turbo com 129 cv de potência ou com o 1.5L VTEC Turbo com 182 cv de potência. Ou na versão Type-R que conta com um motor 2.0L VTEC Turbo com 320 cv de potência e 400 Nm de binário.
Fonte: Razão Automóvel / Honda
Flat Out. Boas Curvas
Fábio Guedes