Apesar da chuva que marcou o primeiro dia de treinos livres em Motegi, cidade nipónica que recebe o MotoGP há duas décadas e que é este fim-de-semana o palco da 15ª ronda do Campeonato do Mundo de Motociclismo, o jovem piloto de Almada demonstrou mais uma vez todo o seu potencial frente aos seus rivais, naquela que é a sua estreia aos comandos de uma Moto2.
Relembre-se que em 2016, o agora piloto da equipa Red Bull KTM Ajo, não competiu neste circuito devido à lesão que o afastou de algumas provas. Em Motegi, Miguel Oliveira relembrou perante a audiência presente por que foi 2º neste circuito em 2015, em Moto3. Mesmo sobre chuva intensa, o piloto da Charneca da Caparica conseguiu adaptar-se bem às condições do asfalto e completar com nota muito positiva as duas sessões de treinos livres.
Na sessão matinal (hora japonesa, UTC +9), Miguel Oliveira rodou consistentemente nos 2min06, a 1,522 do melhor tempo protagonizado por Alex Marquéz, conseguindo o 9º melhor tempo da sessão. Já na 2ª sessão da tarde, foi o piloto que mais progrediu comparativamente à primeira sessão, para dominar confortavelmente grande parte do treino no 3º lugar, logo atrás do suíço Thomas Luthi e do espanhol Alex Marquéz, em condições traiçoeiras que originaram algumas quedas, mas sem consequências físicas.
A rodar solidamente na 3ª posição, Miguel Oliveira conseguiu superar-se, volta atrás de volta, fechando o seu melhor tempo em 2min05,807s, a 0,525s do melhor tempo da 2ª sessão de treinos livres conseguido por Luthi. Alex Marquéz garantiu a 2ª posição.
#44 Miguel Oliveira“Hoje o dia correu bem. Houve muita chuva, tanto pela manhã como pela tarde, mas, em geral, fizemos um bom trabalho. Falta saber como estará o tempo amanhã para a qualificação, mas estou contente com a moto, com o trabalho feito até aqui e sinto-me muito confortável à chuva. Espero continuar assim”.
Amanhã, sábado, a 3ª sessão de treinos livres terá lugar pelas 02h55 e a qualificação acontecerá pelas 07h05, horas de Portugal.
Resultados Combinados (FP1+FP2)
1. Thomas Luthi (Kalex) com 2:05.282
2. Alex Marquez (Kalex) com 2:05.460 +0.178
3. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) com 2:05.807 +0.525
4. Hafizh Syahrin (Kalex) com 2:06.212 +0.930
5. Franco Morbidelli (Kalex) com 2:06.220 +0.938