VNUK: Já ouviu falar?

A vossa primeira reacção ao ouvir falar de VNUK será dizer “santinho!”. Mas o caso tem contornos sérios e poderá afectar o desporto motorizado.

Primeiro, o que é o VNUK?

VNUK não é uma sigla ou uma coisa ou um novo vilão da Marvel. Vnuk é o último nome de Damijan Vnuk, que em 2014 estava sossegado a trabalhar em cima de um escadote, que foi derrubado por um reboque de um tractor. O caso complicou-se com as seguradoras e foi parar ao Tribunal Europeu que decretou que todos os veículos motorizados deveriam ter seguro de responsabilidade contra terceiros e que o senhor Vnuk tinha direito a receber uma indemnização e a ficar com o seu nome associado a uma regra, o que é sempre catita. Com isso foram colocadas regras e exigências nos seguros (burocracias que nem nós entendemos bem) mas na prática, qualquer veiculo que tenha motor tem de ter um seguro que cubra as despesas ou indemnize terceiros que sejam afectados por algum acidente por eles provocados, seja um carro, um triciclo ou um cortador de relva (daqueles tipo o que o Monteiro usou em Spa, há uns anos), ou… um carro de corridas.

E é aí que a coisa se complica. Chris Aylett, director executivo do Motorsport Industry Association (Associação da indústria do desporto motorizado, um associação britânica de carácter comercial, que representa empresas directamente ligadas ao desporto motorizado no Reino Unido) andou aflito a avisar que isto podia parar o desporto motorizado por completo.

Porque afecta o desporto Motorizado?

Primeiro por cada toque em pista teria de ser encarado como um acidente de estrada, o que obrigaria a policia a ter de se deslocar ao local e tomar conta da ocorrência. Algo do género “Então Sr. Maldonado, outra vez um acidente? Não acha que está abusar? E andar devagarinho não?”.

Segundo porque os custos dos seguros iriam dispara para níveis incomportáveis. Era a mesma coisa que o Sr. Maldonado (nome escolhido completamente ao acaso) ir fazer um seguro para o seu carro de competição e descobrir que tinha de pagar milhões, pois o seu seguro teria de cobrir de forma ilimitada todos os danos. E já se sabe que nas corridas os acidentes fazem parte da festa.

As regras dos seguros estão a ser mudadas na UE e ainda há esperança pois há uma excepção que pode ser  usada que permitirá que o desporto motorizado continue, e a FIA já está a tratar do assunto.

Que consequências vêm aí?

Nenhumas…Provavelmente. Então a malta da UE gosta tanto de corridas quanto nós e é uma indústria que gera milhões., acham mesmo que vão colocar entraves a que continue? A não ser que haja uma surpresa muito grande, e se a FIA fizer o seu trabalho, assim como os responsáveis do desporto motorizado na Europa, VNUK vai ser um nome que poderá ser usado em programas de cultura geral… e se calhar nem aí.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.