Não foi a melhor corrida de Abreu, nem a que esperaríamos. Abreu perdeu muitas posições de uma forma que não é normal no piloto e teve ainda uma penalização, que o colocou fora do top 10. Abreu foi 16º mas como referimos, numa prova muito diferente daquilo que conhecemos do piloto.
Enquanto Josh Files largava muito bem e roubava a primeira posição a Tarquini, Francico Abreu partiu mal e perdeu duas posições ainda antes da primeira curva. O português até meio da corrida já tinha conseguido recuperar até à 8ª posição que tinha conquistado ontem na qualificação. Ultrapassou Engstler e beneficiou do Drive Through de Ferrara. No entanto, pouco tempo depois, Abreu perdia duas posições, talvez com problemas de pneus. O português queimou a travagem numa tentativa de defender a posição de um adversário.
Com isso talvez tenha perdido aderência nos pneus e possa justificar as perdas de posições. Como se não bastasse ter perdido posições ter baixado até à 11ª posição, o madeirense foi penalizado com um Drive Through por ter ultrapassado os limites de pista. Antes de cumprir a penalização, Abreu teve uma saída de pista por uma das escapatórias de Adria e perdeu ainda mais tempo.
No final, venceu File a primeira corrida, com Tarquini e Altoè a fecharem o pódio, enquanto Abreu terminou em 16º.
Pedro Mendes
Um pensamento sobre “TCR Europe Trophy – Corrida penalizadora para Francisco Abreu”