Já tínhamos mencionado no passado a excelente iniciativa da ACF Motorsport, cujo objectivo era proporcionar a experiência de competição, a um preço acessível, podendo os participantes ainda terem a hipótese de participar nos 250Km do Estoril, tudo isto ao volante de um Mini.
Como ficamos com curiosidade, fizemo-nos à estrada e fomos até Braga. Não demos o tempo por mal empregue, pois o relógio avançou mais depressa do que o esperado, no que se tornou numa tarde excelente de convívio e competição.
À hora da nossa chegada, a competição já se encaminhava para a recta final, com a folha dos tempos exposta e com os melhores a lutarem pela vaga na prova que se realiza no próximo fim de semana no Estoril. Falamos com Manuel Fernandes, um dos responsáveis da ACF, que foi também instrutor durante o dia e nos fez um balanço extremamente positivo do evento.
Para o piloto de Vila Real, o evento excedeu as expectativas, com 29 inscritos, mas acima de tudo com um espírito de camaradagem digno de nota. Para muitos dos inscritos, foi a primeira oportunidade de poder ter o contacto directo com a competição automóvel. Uns foram para tentar o prémio, outros foram para fazer melhor que os amigos, outros foram apenas pela experiência de poder conduzir um carro de competição, num ambiente também de competição. O resultado final foram muitos sorrisos e vontade de repetir.
Este evento proporcionou aos participantes sensações que pareciam estar muito longe. Todos sabemos da dificuldade que os pilotos enfrentam para encontrar patrocinadores e competir nos campeonatos nacionais. A dificuldade é tanta e são tantos os bons pilotos que ficam de fora que para um fã, pensar em tentar algo do género provoca suores frios: “Não tenho o dinheiro e nem sem se tenho jeito!”. Em Braga para muitos essas dúvidas desvaneceram-se e puderam sentir algo que nunca pensaram que fosse possível.
Enquanto o Mini rodava em pista, qual relógio suíço, sem qualquer problema mecânico durante o dia todo, Manuel Fernandes contava-nos a emoção que foi para muitos poderem ser pilotos por uns instantes, emoção que obviamente se estendeu a todos os presentes.
Depois de um dia tão positivo, o resultado só podia ser este… para 2018 estão previstos mais eventos deste género e a ACF faz questão de continuar a proporcionar estes momentos inesquecíveis. Não tínhamos dúvida da pertinência do evento, mas ficamos rendidos ao ambiente que se viveu. Um mundo que por vezes parece tão distante a quem vê de fora, ficou ali, ao alcance de quem teve a coragem e a vontade de participar. A organização está de parabéns e são eventos destes que vão aproximar os fãs das corridas, que vão aumentar o interesse das pessoas e que por consequência poderão atrair mais investimento dos patrocinadores. Fomos lá apenas ver mas ficamos com vontade de participar na próxima oportunidade.
Quanto ao vencedor…
Foi José Dias o vencedor do Challenge da ACF Motorsport. Entre os 6 finalistas, Dias fez os tempos mais baixos e juntar-se-à no Estoril a Manuel Fernandes e à restante equipa para os 250Km da próxima prova.
Os seis finalistas foram, Nuno Dias, Pedro Carvalho, Nicolau Rabaça, Valter Caldeira e Daniel Esteves, para além do referido vencedor.
Chicane