Ford Ecosport: será desta?

Com o segmento dos SUV ou Crossovers, como quiserem chamar, está a crescer cada vez mais e prevê-se um crescimento na ordem dos 30% até 2020. As marcas de automóveis não baixam os braços e a cada novo mês, saem novos modelos deste tipo para o mercado. Por isso a Ford não quer perder a corrida e renovou também o seu Ecosport (pela terceira vez já), que apesar de ser um sucesso de vendas nos países da América do Sul e nos países asiáticos, na Europa não tem tido grande procura.

Por isso a Ford mudou a produção dos Ecosport com destino à Europa, para a fábrica da Roménia, e apesar de não ser uma versão 100% nova, a marca operou uma mudança significativa, com cerca de 2300 peças novas. Esta nova geração do pequeno SUV de segmento B, tem agora um ar muito mais europeu, com o ADN da Ford bem presente, uma melhor construção e com melhores materiais a bordo.

A partir de agora, o EcoSport passa a ter três versões: a entrada na gama apelidada de Business, depois a versão Titanium mais completa e com um ar mais “premium”, e a versão ST-Line, que tem um ar mais agressivo e desportivo, para cativar os mais jovens.

A versão Business trás de série as luzes diurnas LED, os espelhos retrovisores elétricos e rebatíveis eletricamente, o apoio de braço, o sistema My Key, o sistema de navegação, o ecrã tátil de 4.2″, os sensores de estacionamento traseiros e controlo/limitador de velocidade. A Titanium inclui os frisos cromados, as jantes de liga leve de 16″ até 18″, o botão de ignição, o AC automático, os estofos em couro e o sistema SYNC 3 com ecrã tátil de 6,5″ de tamanho. Já a versão ST-Line trás as embaladeiras reforçadas e com a cor da carroçaria, difusores à frente e atrás, pinturas específicas Lighting Blue e Ruby Red, pintura bi-tom em opção, jantes específicas em 17” ou 18” polegadas e os bancos, o volante, o travão de mão e a manete de velocidades com costuras vermelhas.

No interior tudo foi mudado e renovado, sendo agora muito mais agradável à vista e com menos botões na consola central, melhorando e muito a ergonomia a bordo. O Ecosport recebeu os novos interiores do novo Ford Fiesta, e com isso deu um enorme salto de qualidade. A Ford mudou também os bancos e agora conta-se com mais conforto, bem-estar e melhor apoio nas curvas. Há também em opção o sistema de som da B&O Play com 675 watts de potência e ecrã tátil de 8″ polegadas com Apple Car Play e Android Auto.

A nível de motores, o novo Ecosport irá utilizar os habituais motores EcoBoost a gasolina, com 100, 125 e 140 cv de potência e receberá um novo motor diesel de 1.5L de cilindrada com 125 cv e 300 Nm, apelidado de EcoBlue. Este novo motor diesel inclui o já habitual Adblue de forma a poder cumprir as normas de poluição e a reduzir os gases de CO2 e NOx. Apenas com o motor diesel, poderá escolher também em opção, o sistema de tração integral, de forma a poder aventurar-se por caminhos mais difíceis.

As suspensões foram revistas e melhoradas, a direção passou a ser também mais direta e comunicativa, mas como é um SUV não espere um comportamento de desportivo. Mas devido à lei portuguesa das portagens ser antiquada, o novo Ecosport vai receber alterações nas molas, para poder ser Classe 1 no nosso país, com ou sem aparelho da Via Verde. Apesar da renovação, a porta da mala continuará a ser de abertura lateral, algo que não agrada a toda a gente e nem sempre é prático de usar. O Ecosport chega ao nosso mercado durante o mês de fevereiro.

 

Fonte: Razão Automóvel / Ford / Netcarshow

Flat Out. Boas Curvas

Fábio Guedes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.