WRC – Apresentação dos pilotos para 2018

Foram apresentados ontem os programas das equipas que competem no WRC. O ano promete ser muito competitivo, ainda mais que na temporada passada, e com algumas mudanças de relevo.

A Toyota, depois de um ano de aprendizagem, aposta forte na corrida ao título com dois pilotos de topo e um terceiro piloto, que apesar de jovem apresenta um bom ritmo e agora está muito mais adaptado ao Yaris WRC. Ott Tänak foi uma grande contratação para a Toyota e vai dar muito mais rendimento à equipa. Junta-se ao já residentes Latvala que no ano passado teve bons apontamentos tal como Esapekka Lappi. É uma tripla com muita qualidade e que por certo vai colocar a Toyota de novo no rumo das vitórias.

A M-Sport tem agora o muito aguardado apoio da Ford a nível oficial e veremos se o Evans terá o que é preciso para dar luta ao Ogier dentro da equipa e se ajudará a M-Sport a juntar pontos para o título de construtores. Tanak irá fazer muita falta à M-Sport e veremos se Evans conseguirá tirar o amargo da saída do estónio para a Toyota da boca dos adeptos da Ford (eu sou um deles). Evans já demonstrou capacidade para estar no WRC e o ano no WRC2 foi um passeio para o valor do britânico. Se tem capacidade para fazer o que Tanak fez… isso já é outra história e o britânico não parece ter a mesma velocidade que o estónio. Mas quem mantêm Ogier e tem agora mais apoio da Ford tem forçosamente de ser um dos favoritos ao título. Novidade de última hora é a entrada de Teemu Suninen que fará 8 provas em WRC (Suécia, México, Portugal, Sardenha, Finlândia, Turquia, Gales󠁷󠁬󠁳󠁿 e Catalunha) além de Monte Carlo e Alemanha em WRC2. Um prémio justo para a qualidade apresentada pelo agora piloto Ford.

 

A Citroën terá muitos pilotos ao longo de toda a época, mas apenas Kris Meeke estará a full-time, algo que na minha opinião, reduz as hipóteses de vitórias. Loeb regressa ao WRC para delírio dos fãs, mas apenas em três ralis, visto que o nove vezes campeão tem mais coisas para fazer. Ostberg foi confirmado ontem para o rali da Suécia e Breen continuará na estrutura. Ao nível da qualidade não se pode dizer que esteja em défice pois são todos nomes com provas dadas e com talento. Mas no ano passado Meeke esteve muito abaixo do esperado tendo sido inclusive afastado em algumas rondas. O fator psicológico terá pesado no britânico que, em condições normais, tem qualidade para lutar pelo título. Será capaz de mostrar isso este ano?

A Hyundai irá atacar mais uma vez o título, vamos ver se desta vez terá mais sorte que na temporada passada, especialmente Neuville. Já Mikkelsen irá dar muita experiência à Hyundai e mais hipóteses de vitórias do que por exemplo Dani Sordo, se fizesse um programa completo. Paddon, outra das desilusões de 2017 mantém-se na equipa e bem pois o seu talento justifica-o. O ano passado começou mal para ele com uma saída de pista que custou a vida a um espetador mal colocado. Poderá ter pesado no comportamento do neozelandês que já mostrou ter talento para estar muitos anos  no WRC.

 

Favorito ao titulo? Difícil de apontar. A Hyundai esteve muito forte no ano passado e o duelo Ogier Vs Neuville parece ser novamente o prato forte para 2018. Ogier é o piloto “mais” neste campeonato mas Neuville apenas por azar (e algumas precipitações) não destronou o francês. Latvala e Meeke terão de ser mais regulares para ambicionar algo mais mas tem capacidade para se juntar ao duo acima mencionado. Os fãs de WRC podem estar felizes… 2018 promete mais animação.

 

Programa dos pilotos 2018 WRC:

CITROEN Total Abu Dhabi WRT (Citroën C3 WRC)

Kris Meeke – Faz a temporada completa

Craig Breen – Apenas faz 10 ralis

Stéphane Lefebvre – Faz o WRC2 em Citroën C3 R5

Khalid Al-Qassimi – Faz um programa reduzido

Sébastien Loeb – Apenas faz México, Córsega e Espanha

Mads Ostberg – Apenas faz o rali da Suécia

HYUNDAI MOTORSPORT (Hyundai i20 WRC Coupé)

Andreas Mikkelsen – Faz a temporada completa

Thierry Neuville – Faz a temporada completa

Dani Sordo – Apenas faz 7 ralis

Hayden Paddon – Apenas faz 7 ralis

M-SPORT Ford WRT (Ford Fiesta RS WRC)

Sébastien Ogier – Faz a temporada completa

Elfyn Evans – Faz a temporada completa

Teemu Suninen – Apenas faz 8 ralis (falta confirmar ainda quais)

Bryan Bouffier – Apenas faz Monte-Carlo e Córsega

TOYOTA GAZOO RACING (Toyota Yaris WRC)

Jari-Matti Latvala – Faz a temporada completa

Esapekka Lappi -Faz a temporada completa

Ott Tänak – Faz a temporada completa

 

 

Fonte: WRC

Fotos: WRC.com

Fábio Guedes

2 pensamentos sobre “WRC – Apresentação dos pilotos para 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.