Com o decorrer do Salão Automóvel de Detroit nos Estados Unidos durante esta semana, a Ford apresentou o seu primeiro SUV desportivo ao mundo. O departamento de competição da marca americana, a Ford Performance, pegou no simples Ford Edge e deu-lhe um tratamento com alguns esteroides, tornando o Edge ST num SUV com alma mais desportiva. Por cá, o Edge passa quase despercebido, mas nos “states” este é o SUV mais vendido a seguir aos modelos premium europeus.
Falando do que interessa, este novo Ford Edge ST vem equipado com um novo motor da família EcoBoost da oval azul, uma nova geração do V6 de 2.7L de cilindrada, que debita 340 cv de potência e 515 Nm de binário às quatro rodas, acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades.
Por fora este Edge ST tem para-choques com desenho desportivo, uma grelha frontal negra, duas saídas de escape, jantes exclusivas de 21 polegadas em preto e um sistema de travagem desportivo com pinças de cor vermelha. Por dentro tem uns bancos em pele e camurça com maior apoio lateral e apontamentos desportivos um pouco por todo o habitáculo.
O Edge ST tem uma suspensão revista também pela Ford Performance para ser mais dura e dar mais feeling quando se opta por fazer uma condução desportiva, e também um botão Sport, que endurece ainda mais a suspensão, aumenta o som de escape e melhora a rapidez do acelerador e das passagens da caixa de velocidade.
Se já estão todos empolgados e a correr para os stands da Ford, podem refrear os ânimos, pois este Edge ST poderá não chegar à Europa, nem muito menos chegar ao nosso país. A Ford planeia para já, vender este modelo apenas nos Estados Unidos.
Talvez em 2019, quando o renovado Edge chegar à Europa, talvez aí a Ford introduza também uma nova motorização em Portugal, um nadinha mais picante que as atuais, mas nunca este V6 a gasolina, pois aqui os impostos e o preço da gasolina são a doer…
Fonte: Ford Performance / Razão Automóvel
Foto Capa: NetCarShow.com
Flat Out. Boas Curvas
Fábio Guedes