24h Daytona – Castroneves batido no final da qualificação, com os portugueses em bom nível

As coisas começam a aquecer nas 24h de Daytona, com a qualificação, em qualquer classe, a não deixar nenhum fã decepcionado. O ponto alto aconteceu nos protótipos, com Helio Castroneves a bater a concorrência e pensar que tinha a pole no “papo”, mas Renger Van der Zande mostrou que não é apenas um substituto de Ricky Taylor.

Para as cores nacionais, foi um bom dia, com Lamy, Albuquerque e Barbosa a partirem do topo da grelha. Parente provou que tem umas cartas na manga para a corrida e Félix da Costa tem tempo durante o fim de semana, para chegar aos lugares cimeiros.

Resultados da qualificação.

GTD

Foi Daniel Serra, o quarto piloto da Spirit of Racing e colega de aventura de Pedro Lamy, que garantiu a pole position nesta classe. O vencedor de Le Mans 2017 em GTE-Pro, completou 8 voltas e bateu o recorde de qualificação da classe em Daytona, 1:46.049s.

Um dia que começou bem para as cores lusas, com Álvaro Parente a completar a volta mais rápida da manhã com o tempo de 1:46.7s, quando no Roar, Bortoloti tinha conseguido a marca de 1:47:3s. A sessão de qualificação ficou marcada pela perda do capot do Acura #93. Álvaro Parente terminou a sessão no 7º lugar, enquanto o top 15 desta classe, cabe em menos de 2 segundos e temos 3 marcas no seis primeiros lugares da grelha.

Uma classe muito competitiva, onde o carro de Pedro Lamy sairá da pole e Parente do 7º posto na sua estreia em competição com o Acura NSX GT3, que levou com mais 10Kg desde o Roar.

GTLM

O dia começou azarado para Ferrari e BMW, que sofreram de falta de potência nos treinos matinais. Já na qualificação, as duas marcas ficaram com os piores registos, enquanto a pole nos GTLM se decidia entre Chevrolet e Ford, com a Porsche a ver o que podia tirar da cartola.

Jan Magnussen, piloto experimentadíssimo, fez a melhor marca no inicio da sessão e com os dois Corvette a trabalharem em conjunto, voltou a melhorar o registo, tornando a tarefa da Ford, através do #66 pilotado por Joey Hand, mais difícil. E foi mesmo o trabalho de equipa, que garantiu por apenas 0.019s a pole para o Chevrolet Corvette #3 de Jan Magnussen. Hand fez o segundo melhor tempo e Laurens Vanthoor foi terceiro.

Num mundo à parte, ficaram a BMW e a Ferrari.

Protótipos

A classe maior da corrida de Daytona não desiludiu e os pilotos deram espectáculo. Do lado português, António Félix da Costa e João Barbosa ficaram no “banco” e Filipe Albuquerque pegou no volante do Cadillac #5. Como sempre, não desiludiu.

Vários carros passaram pelo topo da tabela de tempos durante a sessão de qualificação. O Nissan #22 não teve a sessão que a equipa desejaria, com Lapierre a sair de pista, danificando a suspensão dianteira esquerda  o que acabou com a qualificação do francês. Enquanto o #22 tentava regressar à sua box (sem sucesso), Nasr colocava o Cadillac #31 no primeiro posto, que durou pouco tempo, pois logo de seguida Albuquerque fazia o melhor tempo, o que também foi sol de pouca dura, com Castroneves a roubar o primeiro lugar ao português. Na última volta lançada, Nasr foi obrigado a parar o seu Cadillac a meio da volta e quando Castroneves se preparava para festejar a pole, Van der Zande fez a melhor marca do dia melhorando a marca colocada pelo piloto do Acura em 0,007s.

Foi um final muito emocionante, com Castroneves já na frente da sua box com quase a certeza que garantira a pole, mas foi batido por um estreante na classe, que substituiu este ano Ricky Taylor.

O Oreca #78 de Félix da Costa, com Alex Brundle ao volante, terminou a qualificação em 7º, enquanto Albuquerque ficou em 3º. Um bom apanágio para Sábado e Domingo, esperemos. Só podemos estar orgulhosos dos “nossos” pilotos.

 

Chicane Motores

Um pensamento sobre “24h Daytona – Castroneves batido no final da qualificação, com os portugueses em bom nível

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.