Sebastien Ogier continua líder do Rallye Monte-Carlo, repetindo um pião como ontem. Apesar de manter o primeiro posto, viu a sua margem de erro baixar, já que tem agora 14.9s para Ott Tänak.
Ogier começou o dia com 40s de vantagem, com o seu ex-colega e agora piloto da Toyota, a vencer a primeira etapa do dia. Tänak está na luta pelo rali, que não haja dúvida disso. Mikkelsen desistiu da prova após o fim desta especial, com problemas no alternador.
Durante as primeiras especiais vários pilotos tiveram problemas. Neuville furou, Breen ficou sem travões e Suninen bateu, para além do já referido Mikkelsen.
Em resposta à vitória de Tänak na SS3, a primeira etapa do dia, Ogier venceu a SS4 e Evans a SS5. A manhã terminava negra para a Citroën e Hyundai, enquanto a Ford M-Sport e a Toyota estavam a bom nível. Ogier liderava ainda por 40s.
Já de tarde, Tänak retirava 7s à vantagem de Ogier, enquanto Sordo ficava apertado no terceiro posto por Lappi. Na especial seguinte, a SS7, Ogier fez novo pião, tendo perdido cerca de 30s. Segundo o francês, “teria sido melhor se não tivéssemos feito o pião, já que teríamos cerca de 1 minuto de vantagem. Amanhã tem de ser melhor.”
A finalizar o dia, Neuville venceu a SS8 por 7.4s de vantagem para Latvala. Tänak foi 3º na etapa, com Ogier a ser apenas 7º, já com 12.5s de diferença para Neuville. Ainda assim, Ogier lidera com Tänak em segundo a pressionar o campeão. Sordo aguentou o dia e é 3º na geral a mais de 44s do estónio e com pouco mais de 10s de vantagem para o quarto classificado, Lappi. O finlandês é que está mesmo muito pressionado pelo 5º classificado, o seu compatriota Latvala a apenas 0.2s de diferença.
Em WRC2, Kopecky lidera cada vez mais à vontade, com uma vantagem de 1.27.02s para Veiby.
Amanhã os pilotos têm 117Km pela frente, antes de rumarem ao Mónaco para o dia final do Rallye Monte-Carlo.
Pedro Mendes