Os finalistas do Troféu Carro do Ano 2018

É já no próximo dia 1 de março que se vai ficar a saber qual será o Carro do Ano de 2018/Volante de Cristal. O júri composto por 17 jornalistas dos vários meios de comunicação social, vão assim eleger o melhor carro do ano, que irá suceder ao Peugeot 3008, que foi o vencedor do ano passado.

Os sete carros finalistas, de uma extensa lista de 31 carros que estiveram à prova, são:

Seat Ibiza

– Kia Stinger

– Citroen C3 Aircross

– Hyundai Kauai

– Volkswagen T-Roc

– Volvo XC60

– Skoda Kodiaq

Agora deixo-vos aqui uma pequena análise aos sete finalistas, feita por mim que não sou jornalista profissional e que por isso não tenho que agradar a ninguém:

Vimos logo que os SUV/Crossovers dominam a lista, como também dominam o mercado automóvel. Hoje em dia são os automóveis mais vendidos em todos os países da Europa, em especial no nosso. Não aparece nem uma carrinha nesta lista final, algo que me espanta um pouco, visto que há excelentes carrinhas no mercado automóvel.

Se fosse eu a escolher o vencedor deste ano, a minha escolha recaía sobre o Kia Stinger ou o Volvo XC60. Em relação ao Kia acho que merece a distinção, não só pela elevada qualidade que apresenta, como pela ousadia da marca coreana em desafiar um segmento dominado pelos carros alemães. Tem excelentes materiais no interior, muito equipamento de série que os rivais só tem na lista de extras, preços abaixo dos seus concorrentes, um design bem agressivo e muito bem conseguido. O ponto menos bom é a escolha de motores, que para o nosso país não são os mais indicados e que por isso poderá não ter um bom nível de vendas.

Já o Volvo XC60 é um dos melhores SUV/Crossovers do mercado, com um design elegante, excelentes materiais no seu interior, muita tecnologia, especialmente no capítulo da segurança, com bons motores e muito bem construído sem falhas como a Volvo sempre nos habitou-o.

Na minha opinião o Citroen C3 Aircross não devia estar nesta lista final. Não percebo qual o fascínio das pessoas por este carro. Um carro que tem design meio para o esquesito, parece desenhado por crianças, depois no interior os materiais são maus, com quase tudo forrado a plásticos duros e em que os itens de conforto, aqueles que são o básico de qualquer carro, de qualquer marca, neste C3 são extras e pagos à parte. Na minha modesta opinião, o C3 Aircross é feio no exterior e mau no interior, pronto está dito.

Para resumir os outros candidatos em poucas palavras, o Hyundai Kona, perdão, já me esquecia que em Portugal é Kauai, conta com um design não muito agradável, com linhas bastante duvidosas, é bom ser irreverente, mas também não é preciso ser tanto. O Skoda Kodiaq para mim é apenas mais um Skoda, é grande, serve para levar a família toda, um carro sem alma nem emoção, como quase todos os SUV e como todos os Skoda.

O novo Seat Ibiza tem agora um design mais próximo do Leon, bem bonito por fora e com muita tecnologia no interior, mas os materiais que forram o tablier e as portas são fracos e de baixa qualidade, algo que não se costuma ver nas marcas do grupo VW. Já o Volkswagen T-Roc, conta com o mesmo problema nos interiores que o Ibiza, são fracos, de baixa qualidade e duros, para poder ser mais barato que um Golf, a parte traseira tem um ar que pode não agradar a todos e se queremos por o nosso T-Roc bem bonito e todo catita, o preço final sobe e de que maneira.

Por isso se estão interessados em comprar um T-Roc, comprem antes um Golf que vão melhores servidos e o espaço a bordo é quase o mesmo. Depois de lerem esta minha humilde e sincera opinião, digam nos comentários o que acharam e qual será o vencedor deste ano do troféu para vocês …

Fotos: NetCarShow.com

Flat Out. Boas Curvas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.