Depois de a rival e vizinha Lamborghini ter lançado o Lamborghini Huracán Performance (630 cv) e da Porsche ter lançado o 911 GT2 RS (700 cv), carros muito potentes e focados para os circuitos, a Ferrari não quis ficar atrás e vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra já no dia 6 deste mês, o 488 Pista.
Este novo Ferrari 488 Pista é assim uma evolução mais radical do “normal” 488 GTB. Conta com um motor V8 bi-turbo com 3.9L de cilindrada, com 720 cv de potência às 8.000 rpm e uns gigantes 770 Nm de binário logo às 3.000 rpm. Este torna-se assim no motor V8 mais potente de sempre da Ferrari!!
Segundo a marca do “Cavallino Rampante” as prestações são de arrasar, com a medição dos 0-100 km/h a ser feita em escassos 2,85 segundos e a dos 0-200 km/h em apenas 7,6 segundos. A velocidade máxima fica-se nos 340 km/h.
O 488 Pista foi desenvolvido pelo o departamento desportivo que trata dos 488 GTE no FIA World Endurance Championship. Por isso o objetivo era ser rápido, leve e ainda mais “colado” ao chão que o 488 GTB. A Ferrari através de muitas aplicações em fibra de carbono, como por exemplo, na carroçaria, no motor, nos interiores e até nas jantes, conseguiu reduzir 90 kg de peso (a seco) e fixar os 1280 kg finais.
Com todos os truques aprendidos durante estes anos nos vários tipos de competições automóveis onde está inserida, a Ferrari aumentou em 20% o downforce em relação ao 488 GTB com umas novas condutas de ar no para-choques dianteiro e um novo spoiler na parte traseira, que apesar de não ser de formato radical como nos outros adversários, ajuda muito a manter este 488 Pista com a traseira bem colada ao asfalto.
A nível de interiores, é o típico da Ferrari. Tudo forrado com Alcantara e com muito carbono à mistura. Conta ainda com umas bacquets bem desportivas e com cintos de competição.
A marca italiana não teve com meias medidas e equipou este novo 488 com toda a tecnologia de ponta disponível na Ferrari. A marca estreia o sistema Ferrari Dynamic Enhancer, que gere e ajusta a pressão do sistema de travagem nas pinças, e junta ainda a mais recente evolução do Side-Slip Angle Control que trás consigo os sistemas E-Diff3, F1-Trac e a suspensão com amortecedores magnetoreológicos.
A pergunta final é, será que este 488 Pista vai honrar o legado dos seus antepassados, o 360 Challenge Stradale, do 430 Scuderia e do 458 Speciale?!
Vamos esperar para ver …
Fonte: Ferrari
Fotos: NetCarShow.com
Flat Out. Boas Curvas