O novo AMG GT Coupé de 4 portas foi apresentado a nível mundial no dia 6 de Março no Geneva Motor Show. As vendas do primeiro AMG GT de 4 portas terão início no verão de 2018.
Evidente à primeira vista: um membro da família AMG GT
Claramente reconhecível como um membro da família AMG GT, o novo AMG GT Coupé de 4 portas segue a filosofia de design Pureza Sensual. O modelo revela proporções atraentes com superfícies convexas e uma carroçaria musculada.
A secção dianteira com um capot longo e duas cúpulas, não deixa margem para dúvidas de que este modelo é o membro mais jovem da família AMG GT. O coupé de 4 portas segue a tradição de design dos bem-sucedidos modelos AMG GT: a poderosa carroçaria transmite dinamismo e motivação. As formas com superfícies convexas conferem ao AMG GT de 4 portas uma elegância intemporal, enquanto a silhueta fluida com a superfície vidrada de baixa altura evidencia as características de um desportivo.
Com vidros laterais sem moldura e um para-brisas plano extremamente inclinado, as características da arquitetura clássica de um modelo coupé também são evidentes. Com o adicional banco traseiro central, as linhas características dos modelos AMG GT não são comprometidas. Os específicos contornos superiores e a linha de cintura musculada revelam a orientação atlética e desportiva do modelo, que é ainda reforçada pelos pronunciados guarda-lamas traseiros.
A secção traseira do novo coupé de 4 portas é baseada nas conhecidas características do design da família AMG GT: os farolins traseiros LED extremamente estreitos definem a linha marcante da bagageira; o aileron traseiro extensível em vários níveis não só salienta a afiliação familiar do modelo como também contribui significativamente para uma melhor aerodinâmica.
Desempenho desportivo superior: motores V8 biturbo com potências até 470 kW (639 CV)
O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo já é, atualmente, utilizado em vários modelos. A sua potência foi adicionalmente aumentada para o novo Mercedes AMG GT 63 S 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado de 11.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 256 g/km) e assegura um superior desempenho ao nível de um veículo desportivo. Fornece uma potência de 470 kW (639 CV) e um binário máximo de 900 Nm, que está disponível numa ampla gama de rotação entre as 2500 e as 4500 rpm. O motor topo de gama do novo AMG GT de 4 portas transmite uma superioridade sem esforço em toda a gama de rotação do motor. Isto é evidenciado pela aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3.2 segundos e pela velocidade máxima de 315 km/h.
No Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado de 11.0 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 252 g/km) o motor V8 produz 430 kW (585 CV) de potência e um binário máximo de 800 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em apenas 3.4 segundos e a velocidade máxima atingida é de 310 km/h.
Potente e versátil: motor de seis cilindros com inovadora função híbrida
Juntamente com os dois motores V8, o novo veículo desportivo de 4 portas também está disponível na versão Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado de 9.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 209 g/km) com o inovador motor AMG de seis cilindros em linha. O motor de 3.0 litros e de 320 kW (435 CV) de potência é caracterizado pelas suas elevadas prestações, apoiadas por um efeito de potência suplementar de até 16 kW (22 CV) e de um binário suplementar de 250 Nm.
O AMG GT 53 de 4 portas acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 285 km/h.
Mais energia para mais inovações: o novo sistema elétrico de bordo de 48 V
O alternador/motor de arranque EQ Boost no novo AMG GT 53 também gera a energia para o sistema elétrico de bordo de 48 V. Este, por sua vez, utiliza um conversor DC/DC para fornecer energia ao sistema elétrico de bordo de 12 V para alimentar as luzes, o cockpit, os ecrãs dos sistemas de informação e de entretenimento e as unidades de controlo.
Experiência emotiva da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT
A caixa de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G foi especialmente afinada para os requisitos das versões de oito cilindros do novo AMG GT de 4 portas. Aqui é utilizada uma embraiagem viscosa, que permite reduzir o peso, a inércia e otimizar a resposta. O software amplamente adaptado para o modelo permite passagens de caixa extremamente rápidas, múltiplas reduções rápidas e proporciona uma experiência especialmente emotiva de comando da caixa de velocidades graças à função de duplo embraiar. Também está equipada uma função RACE START que assegura a máxima aceleração possível.
Dinamismo “made in” Affalterbach: a engenharia do chassis do AMG
A excecional agilidade e a dinâmica de condução em pista do AMG GT de 4 portas também se devem à suspensão especial da AMG. A versão de seis cilindros está equipada de série com uma suspensão de molas helicoidais e amortecimento ajustável. As versões de oito cilindros estão equipadas com suspensão pneumática multicâmara AMG RIDE CONTROL+. Uma estrutura integral rígida suporta o eixo dianteiro, o motor, a caixa de velocidades e a caixa da direção.
O diferencial do eixo traseiro também inclui novos apoios especialmente reforçados para melhorar as características de ruído, vibração e aspereza. Tal como no AMG GT R, uma barra antitorção tubular reduz o peso total do eixo traseiro.
Gran Turismo com funcionamento ultramoderno: o novo interior AMG
O interior apresenta uma combinação de desempenho e exclusividade e integra um novo e ultramoderno tipo de sistema de operação numa atmosfera de um Gran Turismo. Aqui, o painel de instrumentos escultural forma um interessante contraste com o elemento de revestimento de grandes dimensões e o seu estilo fluido, formando uma união na porta do condutor e criando um efeito envolvente.
Os dois ecrãs de alta resolução com 12.3 polegadas dominam no Cockpit Panorâmico que é um equipamento de série nas versões equipadas com motor V8 e opcional nas versões de motor de 6 cilindros em linha. Podem ser selecionados entre três diferentes estilos de ecrãs totalmente digitais: “Classic”, “Sport” e o totalmente novo “Supersport”.
Espaço conforme necessário: quatro ou cinco bancos para satisfazer os requisitos
No que diz respeito aos bancos, a Mercedes-AMG também prova que o conforto e a exclusividade não entram em conflito quando se pretende um veículo orientado para o elevado desempenho. A seleção varia desde bancos desportivos, confortáveis e elegantes com padrão em diamante até bancos com contornos pronunciados e apoio de cabeça integral vocacionados para uma condução extremamente desportiva.
O AMG GT de 4 portas também fornece diferentes configurações dos bancos para satisfazer todos os requisitos no compartimento traseiro. Estas configurações variam desde um banco traseiro de rebatimento assimétrico para a família, até duas versões de dois bancos individuais.
A capacidade da bagageira de até 395 litros é suplementada por cerca de uns adicionais 60 litros por debaixo do piso da bagageira. Com os encostos dos bancos rebatidos para baixo, a capacidade é de até 1324 litros.
Press Info
Fotos: © Daimler AG