Lewis Hamilton foi novamente o homem mais rápido do dia. O britânico voltou a fazer uma volta Banzai na derradeira tentativa e conquistou a primeira pole do ano. Vettel ainda ameaçou na Q2 com o melhor tempo nessa sessão mas na Q3 Hamilton não deu hipóteses.
Na Q1 concluímos que os últimos… foram últimos. Sauber e Toro Rosso (pois isto não é tão bom quanto parecia) ficaram de fora e Sirotkin fez companhia. Hamilton mostrava vontade e os Ferrari / Red Bull tinham andamento para incomodar os flechas de prata.
Na Q2 foi a vez dos Force India dos McLaren e de Stroll ficarem de fora, enquanto os Renualt e os Haas passavam à Q3 como previsto pelo rendimento das equipas. Desta feita foi Vettel o mais rápido e o alemão mostrava que a Scuderia teria ainda uma palavra a dizer na Q3.
A Q3 começou com o que pode bem ser a imagem que vai marcar o ano de Bottas. Abusou dos correctores da curva 1 e o carro não gostou, atirando-o para fora de pista. Do outro lado da garagem estava um homem com uma missão e conseguiu-o. Hamilton foi o mais rápido, fez uma volta top, e conquista assim a primeira pole do ano
Destaques:
Hamilton: Na qualificação não dá hipótese. Deu um bigode a toda a gente e mostrou que está em forma
Ferrari: estão na luta e mostraram que a distância para os Mercedes não é tão grande quanto se previa e em corrida podem ter uma palavra a dizer
Red Bull: vão jogar com uma estratégia alternativa amanhã e podem tentar o pódio. Verstappen melhor que Ricciado
Toro Rosso: Depois de tanta publicidade nos testes ficar de fora na Q1… já tínhamos o feeling que isto podia acontecer:
Luta pelo meio da tabela: Renault/Haas estão acima das restantes enquanto a McLaren está na luta com a Force India este fim de semana pelos lugares nos pontos.
Bottas: se queria convencer a Mercedes a renovar contrato, esta não foi a melhor forma de começar. Fica sob pressão desde a primeira corrida e não mostrou andamento para igualar Hamilton.
Um pensamento sobre “F1 – GP da Austrália: Hamilton voou na última volta da qualificação e fez a pole”