Há terceira foi de vez, e o piloto russo Alexey Lukyanuk em Ford Fiesta R5 venceu o 53º Azores Airlines Rallye a contar para o European Rally Championship. O piloto teve sempre um ritmo muito forte, como é hábito seu, desde do primeiro dia de prova. Apesar de vários incidentes como uma saída de estrada, problemas de travões e até um encontro com vacas num troço, o russo nunca baixou o andamento e terminou o rali com 16,4 segundos de vantagem para Ricardo Moura.
Em 2º lugar ficou Ricardo Moura, que apesar de conhecer todos os troços deste rali como as palmas das suas mãos, o piloto açoriano estreou o seu novo Skoda Fabia R5 e por isso foi um rali para se habituar à sua nova máquina. Apesar desse handicap Ricardo Moura teve sempre um ritmo muito bom, sendo o único a dar alguma luta a Lukyanuk, mas um furo tirou segundos preciosos a essa luta.
No 3º lugar do pódio ficou a dupla Bruno Magalhães/Hugo Magalhães em Skoda Fabia R5, que no passado foram os vice-campeões deste campeonato ERC. Não foi o melhor rali para ambos, pois a falta de acerto no setup e nas escolhas de pneus, a juntar a um problema no diferencial traseiro do Skoda, nunca permitiu dar luta aos dois da frente. Terminaram a 25,7 segundos do 1º lugar. A intenção é continuar e disputar todas as provas deste ERC mas como aconteceu no ano passado, terá que se esperar para ver como correm os apoios financeiros a esta dupla.
Foto: Alexey Lukyanuk Facebook