Estivemos presentes na apresentação da Volvo, à imprensa do Norte, no passado dia 11 de abril, junto à bonita praia do Aterro, na Leça. E as primeiras impressões não podiam ter sido as melhores …
A nova Volvo V60 destaca-se ao longe na paisagem com as suas linhas dinâmicas e modernas, juntamente com a sua imponente grelha frontal. Para completar o ramalhete, as luzes da frente em LED com formato de martelo de Thor e as luzes traseiras também em LED, dão ainda mais beleza e postura a esta nova carrinha da marca sueca.
A nova V60 que substitui a antiga versão que já contava com uma imagem muito “gasta”, assenta na plataforma SPA da marca sueca, que serve de base aos S90/V90 e XC60. Como nos restantes membros da gama Volvo, os interiores desta V60 são iguais aos que se encontram nesses modelos. Uns interiores repletos de materiais de elevada qualidade e uma qualidade de construção soberba e sem falhas.
Os bancos são de pele, muito ergonómicos e muito confortáveis para as nossas costas, pois o conforto é uma das regras básicas da marca sueca. Está-se bem dentro da nova Volvo V60. O tablier destaque-se pela a ausência quase total de botões e pelo o enorme ecrã tátil que agrega quase todas as funcionalidades.
O grande ecrã tátil, conhecido como Sensus Navigation, inclui os já habituais sistemas Apple CarPlay e Android Auto, de forma a ser de fácil conexão com os smartphones atuais. Pode ainda, em opção, juntar-se a este sistema, os brilhantes sistemas de som da Harman Kardon Premium Sound ou Bowers&Wilkins, que transformam o interior desta carrinha numa sala de concertos.
Os passageiros dos bancos de trás tem muito espaço para as pernas e viajam muito confortáveis e desafogados. Para elevar ainda mais essa sensação de espaço a bordo, pode-se equipar a nova V60 com o opcional teto de vidro panorâmico acetinado, para reduzir o brilho do sol e que inclui ainda uma cortina elétrica.
A bagageira passa agora a ter 529 litros de capacidade, ou seja, mais 99 litros que a anterior geração. Passa a ser a bagageira com maior capacidade de carga do seu segmento.
A mala conta ainda com vários sistemas de fixação para a carga e ainda um fundo falso para guardar pequenos objetos. A porta da mala tem abertura e fecho automático, através de um botão ou passando com o pé por baixo do para-choques traseiro. Os bancos traseiros rebatem através de um botão no interior da bagageira, tornando assim mais fácil o transporte de cargas mais compridas.
Para já ainda não vos podemos dizer como é a nova Volvo V60 ao nível da condução e das sensações ao volante, pois a Volvo Portugal só vai disponibilizar essa oportunidade à imprensa nacional, daqui a uns meses, lá mais para o verão. Para já podemos apenas revelar que a nova V60 tem uma suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular no eixo dianteiro e uma suspensão traseira de eixo integral com mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves. Tudo para ser uma carrinha com desenvoltura desportiva, mas com muito conforto a bordo.
A nível da segurança na condução, outro apanágio da marca sueca, a nova Volvo V60 está repleta de sistemas de proteção, não faltando nenhuma das novas tecnologias. Tudo para reduzir os acidentes e as mortes nas estradas. Podem conferir todos os sistemas de segurança presentes na nova Volvo V60 no seguinte link: https://wp.me/p5bAts-9SJ
Para esta nova carrinha da marca sueca, está disponível uma aplicação móvel para os proprietários, chamada de Volvo On Call, que permite ativar o aquecimento ou o ar condicionado à distância, enviar destinos desde o telefone do condutor ou do seu calendário pessoal diretamente para a Sensus Navigation e também através de um cartão SIM criar um hotspot Wi-Fi a bordo servindo-se da antena no tejadilho da V60.
A nível de motores, a nova Volvo V60 terá motores a diesel, a gasolina e híbridos plug-in. No campo dos diesel terá as motorizações D3 (150 cv) e D4 (190 cv). Nos motores a gasolina terá as motorizações T4 (190 cv), T5 (245 cv) e T6 (310 cv). Nos híbridos plug-in a nova V60 vem equipada com os motores T6 Twin Engine (310 cv) e T8 Twin Engine (390 cv).
Para os interessados, fiquem já a saber que já se pode encomendar a nova Volvo V60 na rede de concessionários da marca sueca, com as primeiras unidades a chegar aos stands nos meses de junho/julho e as entregas aos primeiros clientes a acontecer nos meses de agosto/setembro.
Durante a apresentação na semana passada no restaurante L´Kodac, os responsáveis da marca, revelaram algumas ideias dos preços que a nova Volvo V60 terá no nosso país. A Volvo V60 D3 (150 cv) com o nível de equipamento Kinet e caixa manual de 6 velocidades custará a partir de 43.500€. A versão D4 (190 cv) com o nível de equipamento Momentum e caixa manual de 6 velocidades terá um preço base de 48.760€. Já a versão T6 (310 cv) com caixa automática e tração integral terá um preço base de 57.000€. No topo da gama e por um preço estimado de 59.900€ está a versão T8 Twin Engine (390 cv).
Para as empresas, pois a Volvo Portugal, quer que a nova V60 seja a primeira escolha para as frotas, e uma alternativa válida aos rivais alemães, a marca criou um pacote de equipamento Business Edition para a versão D3 (150 cv) que terá um preço abaixo dos 35.000€. Novidade será também uma versão híbrida plug-in abaixo dos 50.000€ para as empresas que queiram apostar nas novas motorizações e reduzir o número que carros a diesel.
Para terminar queríamos agradecer à Volvo Portugal, especialmente ao Pedro Bronze e à Aira de Mello, responsáveis pelo o Departamento de Marketing e Comunicação da Volvo Car Portugal, pelo o convite para esta apresentação e por todas as informações prestadas. Da nossa parte, um muito obrigado!!
Fotos: Volvo Cars