Final do primeiro dia no Circuito Internacional de Montalegre. O frio que se fez sentir no traçado transmontano não assustou os fãs que compareceram em bom número no primeiro dia de prova. Para já é Sebastien Loeb o piloto com mais razões para sorrir ele que termina no topo da tabela.
Nas sessões de treinos foi Petter Solberg a destacar-se, com o tempo de 0:37:725, o melhor registo da pista, que anteriormente era também do piloto norueguês. O seu colega de equipa Kristoffersson ficou a apenas 0.017 seg e Ekstrom fechou o top3 a apenas 0.088 seg. Seguiam-se os homens da Peugeot, Janis Baumanis, os homens da GRX (Hyundai) e Guerlain Chicherit a fechar o top10. Bakkerud ficou-se pela 11º posição enquanto que Mário Barbosa e Joaquim Santos estavam na 16ª e 17ª posição respectivamente.
Na Q1 o melhor tempo foi para Sebastien Loeb seguido de Estrom e Kristoffersson. Chicherit mostrou o potencial do Megane e ficou às portas do pódio, seguido de Bakkerud. Timmy Hansen acabou em sexto Eriksson 7º, Gronholm 8º. Solberg ficou-se apenas pela 10ª posição, Joaquim Santos foi 16º e Mário Barbosa não acabou a prova com problemas na sua máquina.
A Q2 teve novamente a Peugeot em destaque, desta vez com Timmy Hansen a fazer o melhor tempo, seguido de Loeb e Ekstrom. Solberg já teve um desempenho mais próximo do que se espera dele, ficando na quarta posição e Bakkerud fechou o top5. Joaquim Santo voltou a ser 16º e Mário Barbosa não alinhou com as dificuldades no seu DS3 a manterem-se.
No final deste dia é Loeb que lidera a tabela de pontos com 95, seguido de Timmy Hansen com 88 e Mattias Ekstrom com 87. O top 5 fica completo com Kristoffersson e Bakkerud. Solberg é sexto, Joaquim Santos é 16º e Mário Barbosa ocupa infelizmente o último lugar da tabela.
Nos Super 1600 é Rokas Baciuska em Skoda Fabia a liderar tendo vencido as duas corridas do dia. Terpereau é segundo (87 pontos) e Eveno fecha o top 3 com 83 pontos.
Para amanhã teremos mais duas corridas de qualificação que antecedem as meias finais, onde os 12 mais rápidos lutarão pelas seis vagas da final. Quem levará a melhor? Está tudo ainda em aberto embora pareça que os Peugeot estão com um andamento ligeiramente acima. O equilíbrio é no entanto nota de destaque e tudo pode acontecer.