O novo componente da Renault não será utilizado por todos os carros que são fornecidos pela marca francesa. Publicitado por Cyril Abiteboul como mais fiável que o anterior pacote, a Red Bull e a Mclaren preferiram montar nos seus carros o anterior MGU-K, que tem alguns problemas de fiabilidade e é mais pesado que o novo.
O problema não será tanto de compromisso com os componente da Renault, mas sim de penalizações. Enquanto os dois carros da equipa francesa que fornece os motores, não serão penalizados porque apenas será a sua segunda mudança deste componente, os carros de Fernando Alonso, Max Verstappen e Daniel Ricciardo seriam automaticamente penalizados, logo as equipas devem ter rejeitado esta hipótese.
Assim sendo, apenas Stoffel Vandoorne, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz utilizarão, aliás utilizaram já no treino livre 1, o novo componente. Para Hulkenberg, as melhorias não passam pela recuperação de algum tempo por volta, mas é a questão o peso do novo MGU-K que é mais significativa.
“Recentemente temos tido alguns problemas de peso excessivo, especialmente em qualificação, que têm custos na performance”, afirmou o piloto alemão ao site motorsport.com. “Isto vai ajudar-me mais do que qualquer outra coisa. A equipa espera também melhorias na fiabilidade.”
Existem mais melhorias nos carros fornecidos pela Renault, especialmente para Alonso e Vandoorne, que se precisarem de trocar mais algum componente, terão com certeza, penalizações para grelha de partida do GP da Áustria.