O vencedor do GP da Áustria, Max Verstappen teve um apoio importante vindo das bancadas, mas em pista o piloto soube sempre gerir a corrida e lidar com os problemas que foram aparecendo.
Mesmo tendo feito uma prova de cabeça fria e aplicando os seus conhecimentos, Max afirmou que vencer ou ficar nos restantes lugares, não cabe apenas a ele, com o estado do carro a ter uma importância significativa no desenrolar da corrida, como aconteceu com Daniel Ricciardo.
“Estou muito feliz por ganhar no Red Bull Ring e com tantos fãs holandeses presentes. Também foi tão inesperado, e isso torna tudo ainda melhor. Um fim de semana incrível. Se queremos ganhar uma corrida, este é o lugar perfeito, um Red Bull no Red Bull Ring. No geral, em corrida fiquei muito feliz com o comportamento do carro, mas tento sempre fazer a melhor corrida possível; Se vou ser primeiro, segundo, terceiro, não está nas minhas mãos. Do meu lado senti-me no controlo, pilotei o melhor que pude com o carro que tinha e no final estávamos um pouco melhor do que a Ferrari com a bolha no pneu, mas conseguimos ficar à frente.”
Um dos pontos chaves da corrida foi o primeiro período de Virtual Safety Car e importante também, foi a gestão dos pneus no final da corrida, porque o risco de ter de parar uma segunda vez era alto e a consequente perda da liderança.
“Sabia que o Daniel e o Lewis tinham que voltar a parar e eu não queria isso, por isso não estava no limite máximo do carro, mas apenas a gerir tudo. Foi mais difícil do que parecia, mas só precisava estar atento aos pneus. Estou muito grato aos engenheiros por me mandarem parar no VSC e um obrigado para a equipa por causa do rápido pit stop, porque isso definitivamente fez a nossa corrida.”
O piloto holandês não esqueceu a falange dos seus apoiantes e fez questão de os lembrar nas suas declarações.
“Os fãs nas bancadas foram tremendos. O meu foco esteve sempre em pista, mas nas últimas voltas pude olhar um pouco para lá e estavam realmente a torcer por mim, foi incrível!”
Esta foi a primeira vitória da Red Bull no seu circuito depois do regresso do traçado à F1.
Foto de capa: GEPA pictures/ Andreas Pranter