Rodolfo Ávila regressou ao pódio do Campeonato da China de Carros de Turismo (CTCC) no sábado passado na prova que teve lugar no Circuito Xangai Tianma. O piloto português de Macau voltou a mostrar que é um dos pilotos mais rápidos daquele que é o mais forte campeonato de carros de Turismo do continente asiático, alcançando a pole-position para a primeira corrida do fim-de-semana, na qual terminou na segunda posição.
Depois de ter sido, uma vez mais, o piloto a bater nos treinos-livres de sexta-feira, Ávila não deixou escapar a oportunidade de conquistar a sua primeira pole-position no CTCC, sendo convincentemente o piloto mais rápido da sessão de qualificação que precedeu a corrida de sábado.
No arranque para Corrida de Sprint, de 17 voltas, que foi realizada com 34ºC de temperatura ambiente e piso seco, o VW Lamando nº9 da SVW333 Racing viu-se engolido pelos dois Ford Focus oficiais que arrancaram atrás de si. Sem baixar os braços, Ávila rapidamente passou ao ataque e, ao fim de sete voltas, numa pista onde é praticamente impossível realizar ultrapassagens, conseguiu suplantar o ex-campeão Andy Yan na luta pela segunda posição.
Sendo claramente o mais veloz em pista, Ávila ainda foi capaz de recuperar muito do terreno perdido no início da corrida, mas, infelizmente, já não teve tempo de efectuar a ultrapassagem ao líder da prova e do campeonato, Martin Cao Hongwei.
“A equipa fez um bom trabalho e o carro estava muito bom. É pena que nos arranques continuamos a perder sempre para a concorrência. Num circuito como Tianma é muito difícil de ultrapassar e recuperar posições. Obviamente que queria vencer, mas o mais importante é amealhar pontos para a equipa e esse objectivo foi cumprido. Conseguimos encontrar boas afinações que nos ajudarão nas provas seguintes. Vamos continuar a perseguir a vitória nas próximas corridas”, explicou o piloto de Macau que foi novamente o melhor representante da equipa oficial da SAIC Volkswagen durante o fim-de-semana e agora ocupa o 6º lugar na classificação do campeonato.
Devido à provável passagem do tufão Ampil pela cidade de Xangai, a organização do evento foi obrigada a cancelar as actividades programadas para domingo, incluindo a segunda corrida do fim-de-semana.
Quando faltam disputar ainda quatro jornadas duplas até ao final do ano, a temporada 2018 do CTCC tem agora uma paragem de dois meses, para regressar apenas no fim-de-semana de 29 e 30 de Setembro no Ningbo International Speedpark.
Press Info