Não está fácil a vida do Grupo VW nestes últimos tempos. Depois do famoso Dieselgate e dos inúmeros recalls de viaturas, surge agora a perda de muito dinheiro com os novos testes do WLTP. Com estes novos testes de controlo de emissões, os construtores têm que modificar muita coisa de modo a que os seus veículos consigam passar nos testes, porque a partir de 1 de setembro, todos os novos carros à venda têm que cumprir as novas leis. E visto que o Grupo VW engloba muitas marcas com um grande volume de vendas, o esforço é ainda maior que noutros grupos.
E segundo a Autocar, o Grupo VW já vai com uma perda de mil milhões de euros em lucros. E este valor tem a ver com a suspensão da produção de vários automóveis (o Audi RS3, o Audi SQ5, o VW Golf GTI, o motor 1.4 TFSI e alguns modelos da Porsche), a introdução de novos sistemas de controlo de emissões (filtros de partículas) nos novos modelos a gasolina, a modificação de alguns motores (o Golf R e o Cupra R tiveram que perder potência para passar nos testes) e com a formação de novos engenheiros para as muitas fábricas do grupo alemão.
Não vai nada fácil a vida do Grupo VW mas também foi por culpa deles que o novo ciclo de testes do WLTP foi criado. Se não fosse o Dieselgate nada isto estava acontecer.