Com 20 graus de temperatura e sem chuva à vista começou a qualificação em Monza para o GP de Itália. A jogar em casa e com as bancadas cheias de apoiantes, a Ferrari partia ainda com mais vantagem. Na Q1 a Ferrari mostrou o que já tinha mostrado nos treinos livres, ou seja, foram os mais rápidos. Sebastian Vettel foi o mais rápido, seguido de Kimi Raikkonen e de Lewis Hamilton.
A surpresa pela positiva foi que os dois Williams passaram à Q2, e a surpresa pela negativa foi que Sergio Pérez não conseguiu passar. Depois de uns excelentes treinos livres com bons tempos, aliás foi o mais rápido nos FP1 com muita chuva, mas não conseguiu esse ritmo na qualificação e ficou de fora. Os eliminados foram Sergio Pérez, Charles Leclerc, Brendon Hartley, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne, por esta ordem.
Passando para a Q2, Lewis Hamilton tentou de tudo e puxou pelo o Mercedes ao máximo mas mesmo assim não conseguiu ser o mais rápido. Esse 1º lugar ficou para Sebastian Vettel. Kimi Raikkonen foi o 3º mais rápido. Algo que não se espera ver era Lance Stroll a conseguir um 8º lugar e a garantir uma vaga na Q3. Ao tempo que a Williams não chegava à Q3.
Como “bons amigos” que são, Fernando Alonso e Kevin Magnussen tiveram uma desavença na chicane com chegas para lá entre os dois. Graças a isso ficaram os dois de fora da Q3. Os eliminados foram Kevin Magnussen, Sergey Sirotkin, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg (sem tempo) e Daniel Ricciardo (sem tempo). Para terminar a Q2, os chefes de equipa da Haas e da McLaren, trocaram algumas palavras mais azedas entre si em pleno pit-lane sobre o incidente com Alonso e Magnussen.
Na Q3 Hamilton começou a todo o gás e a vontade de calar os adeptos da Ferrari nas bancadas era muita. Logo na primeira tentativa o britânico quebrou o recorde da pista fazendo 1:19.390 min. Esse recorde durava desde 2004 e era de 1:19.525 min obtido por Juan Pablo Montoya.
Mas os Ferrari não estavam para brincadeiras e no último suspiro a Pole caiu para o lado de Kimi Raikkonen com um tempo de 1:19.119 min, batendo assim ainda mais o recorde que durava há já tanto tempo. Vettel fez mais 0,161s ficando com o 2º lugar da grelha, seguido de Hamilton em 3º com mais 0,175s. A Ferrari faz assim a dobradinha na qualificação em casa para delírio dos fãs. Vettel é que não gostou muito de ter ficado em 2º dizendo na rádio para a box que tinham que ter uma conversa séria sobre isso.