Um dos carros mais amado e desejado por todos os petrolheads está de volta. O Lancia Delta regressa pela mão de um construtor suíço. A Automobili Amos é quem vai fazer renascer esta lenda dos ralis e dos hot hatch, basicamente será um restomodding ao Delta. Reinventado e equipado com o melhor que se faz no séc. XXI.
O Lancia Delta Futurista mantêm as linhas e o design original do HF Turbo Integrale, mas agora é quase todo construído em fibra de carbono, acusando na balança um peso de apenas 1.250 kg. O motor utilizado é o 2.0 Turbo 16V original da Lancia mas com algumas modificações que faz a potência subir até aos 330 cv.
A transmissão foi modificada a nível dos diferenciais para poder aguentar o aumento da potência. A suspensão foi modificada também para melhorar ainda mais a dinâmica do Delta. Ao todo são mais de mil peças que são diferentes da versão original, que fez e ainda faz “babar” todos os amantes de automóveis.
Por dentro encontramos um interior quase igual ao original, sem gadgets modernos, mas forrado a Alcantara e com aplicações em carbono. Há também umas bacquets da Recaro e pedais em alumínio para completar o ramalhete. Este Lancia Delta Futurista vai ser construído à mão, o que faz com que cada carro demore 3 a 4 meses a ser fabricado.
A má notícia é que a Automobili Amos só vai produzir 20 unidades deste Delta reinventado para os dias de hoje e cada unidade custará aproximadamente 300.000€ sem impostos. É o custo de trazer de novo à vida uma lenda dos hot hatch de antigamente.
Eugenio Amos conseguiu fabricar o seu sonho de criança, trazer o Lancia Delta para a era moderna, mas manter as características do passado. Fazer um pequeno desportivo, cru, analógico, puro e visceral, que supera os desportivos mais recentes cada vez mais carregados de computadores e sensores, mas sem coração. Well Done Amos!! #MakeLanciaGreatAgain