Depois de já ter apresentado a sua gama dita normal do Focus, a Ford apresenta agora a versão Active. Uma versão mais aventureira do Focus, para quem estar na moda dos SUV/Crossovers, mas não quer comprar um “jipe”. Podem ver tudo sobre a nova geração do Ford Focus carregando no seguinte link.
Ora então, o Focus Active junta-se assim ao KA+ Active e ao Fiesta Active. Como esta moda ainda está para durar, a Ford quer aproveitar para aumentar as vendas neste tipo de segmento, que cresce a passos largos. O Focus Active pode ser escolhido na variante de 5 portas ou em carrinha. Ao olharmos para este modelo, o que salta logo à vista são as proteções de plástico à volta da carroçaria e a maior altura ao solo.
O Active é assim 30 mm mais alto à frente e 34 mm mais alto atrás do que o Focus normal. A Ford equipou este modelo com uma suspensão traseira independente, com triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos. Além de novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras, pois a marca pretende manter um pouco do excelente comportamento dinâmico, que é a sua imagem de marca e garantir também uma boa aptidão para umas escapadelas por fora de estrada.
Na versão SW os amortecedores traseiros foram reposicionados e os braços da suspensão têm uma geometria diferente, para o Focus Active poder manter a mesma agilidade em terrenos difíceis, mesmo quando temos a bagageira cheia. De série, traz pneus de perfil mais alto, 215/55 R17, ou em opção podemos montar os 215/50 R18. Esta versão junta aos modos de condução Normal, Eco e Sport, o modo Slippery e Trail.
No modo Slippery, o controlo de estabilidade e de tração são ajustados para reduzir a patinagem das rodas, em situações de neve, gelo ou lama. Já o modo Trail, ajusta o ABS dos travões de modo a ser possível deslizar as rodas ao circular em pisos moles, como por exemplo em areia.
Os para-choques e a grelha frontal ganham um novo desenho nesta versão, a que se junta novas cores para a carroçaria (Branco Metrópolis e Laranja Glow), sendo possível também escolher uma cor contraste para o tejadilho. Por dentro temos todo o conforto e tecnologia de um Focus normal, que nesta versão Active inclui volante e punho da caixa em couro, embaladeiras “Active” e uns bancos com almofadado reforçado, com um padrão específico.
A nível de motores, no nosso país, o Focus Active pode ser adquirido com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv / 170 Nm a gasolina, ou com os motores diesel, 1.5 EcoBlue de 120 cv / 300 Nm ou o 2.0 EcoBlue de 150 cv / 370 Nm. Todos os motores podem ser acoplados a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de 8 velocidades.
Fonte: Ford Portugal
Fotos: NetCarShow.com